Quem tem gastrite pode comer bolacha de água e sal?

Perguntado por: llacerda . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Comer bolachas de água e sal ou maisena (nada de bolachas recheadas, pois são muito gordurosas) e frutas nos intervalos das refeições, para evitar que o estômago fique vazio (já que, quando vazio, o suco gástrico corroerá suas paredes, agravando a ferida).

BOLACHAS DE LEITE, MAISENA OU ÁGUA E SAL
Assim como as frutas não ácidas, as bolachas são opções para o lanche da tarde.

Formado em Medicina pela FMFUABC em 1978 e com residência em Clínica Médica (1979-1981), é especialista em Gastroenterol... Não se deve ingerir esse tipo de alimento . Todos eles aumentam o refluxo.

Uma boa dica no tratamento de gastrite é a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis. Esse tipo de alimento pode ajudar a controlar a inflamação, previne deficiências de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Algumas opções liberadas para fazer um suco para gastrite delicioso são: pera, maçã, abacate, manga, mamão, coco, melão e melancia. Outras frutas interessantes para incluir nessas bebidas são aquelas com propriedades anti-inflamatórias, como morango, mirtilo e framboesa.

São muito prejudiciais (ultraprocessados): nissin miojo, cream cracker, margarina, mortadela, salame, salsicha, linguiça, pringles, biscoitos recheados, clube social, sorvete industrializado.

Alimentos gordurosos, como carnes e queijos gordos, frituras em imersão, embutidos como linguiça, presunto, peito de peru, salame, salsicha, entre outros, costumam ser a principal causa dos sintomas desagradáveis da gastrite.

Olá, não tem contraindicação, apenas seja moderado no consumo.

De acordo com Paula Hertel, temperos naturais como cúrcuma e alecrim podem ajudar a reduzir a gastrite. "Além disso, os vegetais como couve e repolho e fitoterápicos como aloe vera e espinheira-santa podem ajudar a evitar úlceras", explica.

Como aliviar a Gastrite?

  1. Passe longe de vícios.
  2. Moderar no café
  3. Alimentação balanceada.
  4. Comer de três em três horas.
  5. Controlar o estresse e a ansiedade.

Legumes e verduras
Os legumes e os vegetais cozidos são os alimentos ideias para quem sofre de gastrite. Além deles, as folhas também são muito recomendadas. Basicamente, além de ajudarem no controle do pH estomacal, esses alimentos são anti-inflamatórios e acalmam o estômago.

De forma geral, o biscoito água e sal é considerado um alimento com calorias vazias. Ele só oferece para o corpo essa unidade de energia sem contribuir com outros nutrientes que realmente fazem bem para a saúde de quem consome.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, o consumo desse tipo de gordura não deve ser exceder 2 gramas por dia. No entanto, apenas 6 biscoitos água e sal contêm sozinhos mais da metade da quantidade diária recomendada. Ou seja, o risco de ultrapassar esse número é grande ao consumir esse tipo de alimento.

Os pães integrais, assim como os grãos e os cereais, geralmente são bem tolerados e não costumam agravar os sintomas desta doença. O pão integral, inclusive, controla os níveis de ácido clorídrico, que é a substância responsável pela sensação de queimação, colaborando com a proteção do estômago.

A espinheira santa é uma planta medicinal reconhecida no tratamento de úlcera e gastrite e, desde 2007, o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece medicamentos à base desta planta.

medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e cetoprofeno, no tratamento da dor e inflamação em outras áreas do corpo.

A gastrite crônica é a mais comum e é associada ao estilo de vida, como alimentação, estresse e sedentarismo. Dependendo de sua gravidade, a gastrite pode atingir a mucosa estomacal inteira ou apenas parte dela.

O chá de espinheira-santa é frequentemente recomendado como remédio caseiro para aliviar os sintomas da gastrite, como dor, náusea e azia. A melissa, também conhecida como erva-cidreira, é uma planta medicinal comumente utilizada para fins terapêuticos, incluindo para aliviar os sintomas da gastrite.

A tolerância é muito individual, em geral, os ovos cozidos não apresentam contraindicações de seu consumo na gastrite. Se sente dor ou desconforto ao consumir qualquer alimento procure um médico e relate os sintomas para que possa tratá-lo.

Maçã é bom para gastrite? Como dito acima, a maçã pode amenizar a azia, que é um dos sintomas da gastrite. Por isso, a longo prazo ela pode ser benéfica para quem tem gastrite, se combinada a uma dieta de PH equilibrado. Mas é importante lembrar que nenhum alimento, isoladamente, resolve problemas de saúde.