Quem tem gastrite pode comer batata doce cozida?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

As batatas doces são uma ótima opção para quem sofre de gastrite. Rica em fibras, a batata-doce pode ajudar a reduzir a inflamação, acalmar o revestimento do estômago irritado e fortalecer a saúde digestiva.

Embora tomar o suco de batata inglesa, assim como tomar antiácidos regularmente não seja um tratamento para curar a causa da azia e queimação, ele é uma boa opção de remédio natural para ajudar aliviar o desconforto do refluxo causado pela má digestão e refluxo.

Quem tem refluxo também pode comer a batata inglesa e a batata doce. Os tubérculos ajudam a reduzir a acidez do estômago, auxiliam na digestão, além de serem fontes de vitaminas do complexo B e C, fósforo, potássio e cálcio.

Alimentos que podem piorar a gastrite, em geral, incluem pimentas, frituras e alimentos gordurosos e/ou muito condimentados, café, chás e refrigerantes com cafeína, balas e gomas de mascar, enlatados, molhos e condimentos, álcool, entre outros.

Elas são feitas com ingredientes naturais e nutritivos que não agridem a mucosa do estômago.

  1. Canneloni de espinafre. Ingredientes. ...
  2. Hambúrguer de aveia. Ingredientes. ...
  3. Almôndegas de berinjela. ...
  4. Arroz de couve-flor para acompanhar com iscas de frango ao forno. ...
  5. Taco de alface com frango e legumes. ...
  6. Espaguete de abobrinha.

A resposta para essa pergunta é sim. O ovo pode ser incluído na dieta de quem tem gastrite, mas desde que seja cozido (ou mexido) e servido apenas com um pouco de sal. O uso de temperos (como pimentas e ervas), azeite ou manteiga - alimentos mais agressivos para o estômago - deve ser cortado nesse período.

Elimine os alimentos irritantes da sua dieta
Essa é a dica mais importante no tratamento de gastrite. Elimine todos os alimentos e guloseimas que podem irritar a mucosa do estômago. A maioria das pessoas que tem gastrite sentem a piora dos sintomas quando ingerem alimentos processados, fritos ou picantes.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Chá de camomila, água de arroz e espinheira-santa são alguns exemplos de remédio para gastrite.

Primeiro, descasque a batata-doce, corte-a em pedaços menores e a coloque dentro do liquidificador. Adicione água gelada e bata bem, até que a mistura fique homogênea. Passe a bebida por um coador e adicione o sumo de limão na hora. Prontinho!

O ideal é consumir as mais neutras, como a banana ou o mamão, por exemplo. Doces e açúcar, como biscoitos recheados, bolos, balas e sorvetes são verdadeiros vilões para quem tem a doença.

Esse alimento serve como calmante para o estômago e intestinos. Além dos nutrientes, vitaminas e potássio, as fibras do alimento auxiliam na prevenção da prisão de ventre.

Café da manhã para quem tem gastrite: o que comer?

  • Frutas (não ácidas);
  • Ovos;
  • Chás claros;
  • Queijos brancos ou com baixo teor de gordura;
  • Iogurte semidesnatado.

Pode sim! Precisa tomar cuidado apenas na forma de preparo desses alimentos para evitar colocar condimentos e gorduras ruins!

O chá de espinheira-santa é frequentemente recomendado como remédio caseiro para aliviar os sintomas da gastrite, como dor, náusea e azia. A melissa, também conhecida como erva-cidreira, é uma planta medicinal comumente utilizada para fins terapêuticos, incluindo para aliviar os sintomas da gastrite.

Até porque o alho também pode atrapalhar
Além disso, alguns especialistas apresentam o alho como integrante do grupo dos condimentos e temperos fortes que os pacientes com gastrite devem evitar.

Poderá comer macarrão na vigência de tratamento para gastrite e esofagite, mas moderação na quantidade será fundamental para não evoluir com glicemias elevadas e até mesmo diabetes.