Quem tem gastrite pode comer Acafrao?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Mas, apesar de apresentar uma série de benefícios à saúde, pessoas que sofrem com gastrite, úlceras e cálculos na vesícula devem evitar o consumo do açafrão.

1) Ajuda na digestão! Há vários sintomas que podem prejudicar o estômago, como flatulência, gases, náuseas, problemas digestivos e entre outros. O Açafrão da Terra estimula produção de bílis no fígado, o que melhora na hora da digestão.

A cúrcuma pode ser um complemento útil para melhorar a inflamação crônica e prevenção de alterações cancerígenas em pacientes com gastrite crônica associada ao H. pylori.

Apesar da segurança para o consumo, o uso da cúrcuma sem recomendação médica é contraindicado para pessoas que utilizam medicamentos como:

  • Antibióticos;
  • Anticoagulantes;
  • Medicamentos que atuam no sistema cardiovascular;
  • Antidepressivos;
  • Medicamentos para o tratamento do câncer (quimioterapia).

O chá de espinheira-santa é frequentemente recomendado como remédio caseiro para aliviar os sintomas da gastrite, como dor, náusea e azia. A melissa, também conhecida como erva-cidreira, é uma planta medicinal comumente utilizada para fins terapêuticos, incluindo para aliviar os sintomas da gastrite.

Coma pequenas porções de alimentos e distribua as refeições ao longo do dia; Faça as refeições sem pressa, mastigando muito bem os alimentos; Evite a ingestão de líquidos durante e imediatamente após as refeições e antes de deitar.

Hábitos e alimentos que ajudam a controlar a gastrite

  • legumes e verduras cozidos; ...
  • maçã, melão, banana, pera, mamão, frutas vermelhas; ...
  • peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta; ...
  • linhaça; ...
  • gengibre; ...
  • batata.

Não só preventivo, mas também curativo, a cúrcuma ajuda muito no tratamento de gastrite e até mesmo de úlceras, através do estímulo da cicatrização e da produção da mucosa gástrica.

  1. 2 colheres de chá de raiz de cúrcuma (açafrão-da-terra);
  2. 1 colher de sopa de chá verde torrado;
  3. 1 colher de chá de semente de aroeira (pimenta rosa);
  4. 500 ml de água.
  5. 1 colher de chá de cúrcuma em pó para cada xícara (opcional)

E as vantagens vão além: “Ele ajuda a controlar a glicemia, além de baixar o LDL, que é colesterol ruim e, assim, prevenir doenças cardiovasculares”, explica Juliana Zanetti, nutricionista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. A raiz também se mostra uma ótima aliada no controle da pressão arterial.

O gengibre protege o seu estômago contra úlceras, pois é um ótimo aliado no combate à bactéria H. pylori, a principal causa de gastrite e úlceras estomacais.

"Efetivamente, o limão, na sua forma livre, apesar de ter como princípio ativo o ácido cítrico, não contribui negativamente com a gastrite.

Mesmo não tendo eficácia comprovada como uma especiaria milagrosa, o açafrão não apresenta riscos para a saúde e pode ser consumido como tempero, chá e corante natural. Afinal, para além das substâncias e seus benefícios, o sabor é indispensável para a saúde alimentar.

Essa especiaria tem ação antioxidante, anti-inflamatória, ajudando na limpeza do organismo. Daí a boa fama de tomar o shot matinal com açafrão.

Diariamente, pegue uma colher de sopa de açafrão em pó e misture em um copo de leite morno. Você pode optar por cápsulas de açafrão, após consultar o seu médico. As cebolas são ricas em componentes que podem combater a inflamação nas articulações.

A vitamina B-12 é absorvida pelo trato gastrointestinal a partir de alimentos como leite, carnes e ovos. A causa da deficiência de vitamina B-12 é uma gastrite desencadeada por diferentes mecanismos.

Assim como o leite, também acredita-se que tomar água ameniza a queimação, mas não existe nenhuma relação nisso. Há quem costume tomar muita água logo depois de comer para tentar evitar esses sintomas, mas, na verdade, esta atitude pode até piorar o quadro, prejudicando a digestão.

Água de batata
Descasque uma batata e passe em um ralador comum fino; Esprema a batata ralada em um tecido ou pressione num coador fino; O caldo extraído deve ser bebido puro e em jejum 30 minutos antes das refeições principais e sempre que os sintomas de gastrite aparecerem.