Quem tem gastrite nervosa pode tomar cerveja?

Perguntado por: ldamasio8 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Álcool e gastrite não combinam. O consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar a secreção de ácido clorídrico no estômago, piorando assim a gastrite e outras condições desconfortáveis, como o refluxo gastroesofágico. Além disso, o álcool pode irritar a mucosa do estômago, causando inflamação e dor.

Uma vez que a causa da gastrite sai de cena, seja ela qual for, a pessoa fica curada em no máximo três semanas. Esse é o prazo necessário para o estômago recuperar suas rugosidades naturais, destruídas pela agressão.

Entre eles estão azia, queimação, aquela sensação de estômago cheio ou inchaço abdominal. Também é possível sentir dor constante ou em pontadas, enjoos, vômitos e arrotos frequentes; ou até perda do apetite e diarreia.

– Gastrite: o consumo de álcool, mesmo em pequenas quantidades, irrita a mucosa do estômago à medida que aumenta a quantidade de ácido no órgão. Isso pode provocar dor constante na parte superior do abdômen, e ainda é possível que outros sintomas como inchaço, vômitos, náuseas e diarreias estejam presentes.

Além disso, o álcool pode irritar a mucosa do estômago, causando inflamação e dor. Por isso, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas se você sofre de gastrite. Vale lembrar que a melhor orientação é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e manter uma alimentação balanceada em nutrientes.

Com o diagnóstico, o médico indicará medicamentos antiácidos que diminuam a acidez do estômago. Ainda, é recomendada uma mudança de estilo de vida, procurando levar uma vida mais calma e com alimentação saudável. Por fim, exercícios físicos também podem ajudar no tratamento de gastrite nervosa.

A melhora da qualidade alimentar, redução de alimentos que possam piorar os sintomas (bebidas gaseificadas, café, chocolate....), a buscar atividades de relaxamento e a melhora da rotina de sono contribuem para o bem estar. O tratamento medicamentoso pode ser indicado.

Agora, pensando em que o consumo será feito, geralmente as cervejas puro malte costumam ser uma opção melhor para quem está numa dieta para perda de peso . Isso porque elas normalmente possuem menos calorias, já que não há trigo e seus derivados em sua composição.

Sintomas mais comuns da gastrite nervosa

  • dor na “boca” do estômago;
  • queimação;
  • náuseas ou vômitos;
  • sensação de estufamento;
  • perda de apetite;
  • dificuldade de digestão.

A gastrite nervosa, também conhecida como dispepsia funcional, é uma doença do estômago que, apesar de não causar inflamação como a gastrite clássica, provoca sintomas como azia, queimação e sensação de estômago cheio.

Além do sono, alimentação regrada, atividade física com acompanhamento profissional, vida social e realizar projetos pessoais que tragam prazer são outras maneiras de acalmar o estômago quando o stress o ataca. Escolha um hobby para você e encontre realização em pequenas vitórias do dia a dia.

Gastrite enantematosa
Neste caso, ocorre inflamação na camada mais profunda da parede estomacal. Ela pode ser causada por alcoolismo, doenças autoimunes, bactérias ou uso frequente de medicamentos.

Elimine os alimentos irritantes da sua dieta
Essa é a dica mais importante no tratamento de gastrite. Elimine todos os alimentos e guloseimas que podem irritar a mucosa do estômago. A maioria das pessoas que tem gastrite sentem a piora dos sintomas quando ingerem alimentos processados, fritos ou picantes.

Remédios à base de omeprazol, pantropazol e lansoprazol (para gastrite) devem ser tomados com água e em jejum, dizem os especialistas. Assim o ácido natural do estômago é neutralizado pela medicação.

Portanto, orientamos que não se deve ingerir bebida alcoolica com qualquer tipo de medicamento, pois podem trazer consequencias indesejáveis ao tratamento das patologias.