Quem tem gases pode comer couve?

Perguntado por: rpires . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 5 votos

Os vegetais crucíferos são compostos por uma quantidade elevada de fibras, o que pode resultar naturalmente nos gases e no inchaço, caso o consumo ocorra em uma quantidade farta.

Entre eles, frutas, leguminosas, verduras, folhas e até massas. Aqui estão elencados abacaxi, ameixa, mamão, figo, lentilha, soja, aveia, linhaça, abóbora, grão-de-bico, vagem, abobrinha, pepino, agrião, pão integral, arroz integral, rúcula, alface e iogurte.

Algumas pessoas também devem evitar o consumo excessivo de couve pelos seguintes motivos: Betabloqueadores: os médicos frequentemente prescrevem esse tipo de medicamento para doenças cardíacas. Pode aumentar os níveis de potássio no sangue.

Confira agora as dicas!

  1. Movimente-se. Sabe o que é bom para eliminar gases no estômago? ...
  2. Faça massagens no abdome. ...
  3. Beba água. ...
  4. Faça chá com ervas. ...
  5. Tome bicarbonato de sódio. ...
  6. Tome enzimas digestivas em caso de intolerância à lactose. ...
  7. Alimente-se melhor. ...
  8. Administre fármacos que agem contra a dor.

Chá de erva-cidreira
E de fato parece ser capaz de aliviar vários desconfortos a nível gástrico e intestinal, incluindo o excesso de gases. Além disso, a erva-cidreira faz parte da família da hortelã-pimenta, podendo partilhar de benefícios semelhantes no combate aos gases intestinais.

As frutas para preparar um bom suco para eliminar gases são laranja, limão, pera, maçã, abacaxi, mamão, melancia, abacate, ameixa e manga, por exemplo.

“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.

Frutas com grande potencial de fermentação também devem ser consumidas em baixa quantidade - a depender do desconforto trazido pelos gases. Algumas delas são: bananas, ameixas, caju, goiaba, morango, melancia. Ingerir alimentos gordurosos ou fritos também podem aumentar a formação dos gases.

As verduras são ricas em fibras, que ajudam no trânsito intestinal e na formação das fezes. Por isso, recomenda-se incluir na dieta vegetais folhosos como couve, alface e espinafre.

Verduras folhosas, como espinafre, couve e acelga contêm magnésio, que é conhecido por diminuir os marcadores inflamatórios, diz Gulisano. E esses benefícios de combate à inflamação são encontrados principalmente em alimentos que contêm magnésio, mais do que em suplementos, acrescenta ela.

“A couve pode ser consumida na forma crua ou refogada. Quanto menos aquecer, melhor, mais preservamos as enzimas, cofatores, fitoquímicos e micronutrientes dela! Utilize sempre toda a folha, inclusive os talos. Caso não vá utilizar os talos, reserve-os para bater com suco”, sugere Fernanda.

Fazer massagem abdominal: outra alternativa muito eficiente é fazer uma massagem abdominal, com movimentos circulares suaves, na direção de cima para baixo, como se estivesse empurrando os gases para fora do corpo. Tomar chás: tomar chá de erva-cidreira com funcho e de carqueja ao longo do dia também é uma boa opção.

Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas. Laticínios, como leite, sobretudo no caso de intolerância à lactose (um açúcar natural presente no leite e derivados).

Gases nada mais são do que o ar que se acumula no estômago ou no intestino. Normalmente não trazem grande preocupação para a saúde, apenas desconforto ou dores no abdômen e tórax.

A simeticona é um ingrediente ativo muito eficaz para aliviar os sintomas associados a gases e dores causadas por um estômago inchado.