Quem tem Gardnerella tem HPV?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

Introdução: A Gardnerella vaginalis facilita a infecção pelo papilomavírus humano (HPV).

A Gardnerella vaginalis é uma espécie de bactéria anaeróbica comum da flora vaginal de mulheres sexualmente ativas, provocando infecções quando o equilíbrio de sua população é afetado, seja pelo uso de fármacos, traumas vaginais, stress, alteração do pH da região, ou associação desta com outros micróbios.

Algumas bactérias são bem-vindas e outras são prejudiciais, como no caso da Gardnerella, uma bactéria que quando presente no endométrio, a parede interna do útero da mulher, pode causar abortos ou impedir a implantação do embrião.

Apesar de não ser considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), ela pode tanto ser desencadeada durante o ato sexual, pelo contato com o pH elevado do sêmen, quanto ser transmitida durante o contato íntimo¹,².

A primeira opção de tratamento recomendado inclui: Metronidazol 250mg, 2 comprimidos VO, 2x/dia, por 7 dias OU Metronidazol gel vaginal 100mg/g, um aplicador cheio via vaginal, à noite ao deitar-se, por 5 dias. A segunda opção é Clindamicina 300mg, VO, 2x/dia, por 7 dias(2).

Quando o HPV apresenta sintomas, os mais comuns são o desenvolvimento de verrugas genitais e lesões na pele e mucosas. Essas manifestações podem causar coceira, ardência, irritabilidade local e, nas mulheres, corrimento vaginal com forte odor.

Geralmente quando as mulheres apresentam sintomas são relacionados à presença de verrugas ou manchas que podem aparecer nos genitais. É possível descobrir que a mulher está infectada pelo HPV quando apresenta essas lesões, as quais são detectadas pelo exame clínico no ginecologista.

Geralmente, as verrugas são como uma pequena protuberância ou grupo de protuberâncias na região genital. Elas podem ser pequenas ou grandes, planas ou proeminentes, ou com aspecto de couve-flor. Se não tratadas, as verrugas genitais podem desaparecer, permanecem e não mudar ou aumentar em tamanho ou número.

Já no homem, a bactéria também pode causar o surgimento de sintomas como inchaço e vermelhidão na glande, dor ao urinar ou coceira no pênis.

O esfregaço citológico permite a detecção de Gardnerella vaginalis em amostras cérvico-vaginais, a identificação das clue cells, a diferenciação do padrão lactobacilar do anaeróbico, sendo também altamente específico para identificar a presença de bacilos curvos sugestivos de Mobiluncus spp.

Os autores relatam uma taxa de cura de 100% com o uso de ornidazol oral, ornidazol vaginal e secnidazol oral associado ao metronidazol vaginal.

Não sabemos ainda muito bem o que leva a essa desregulação da flora bacteriana natural da vagina, mas alguns fatores de riscos já são conhecidos: Múltiplos parceiros sexuais. Realizar ducha vaginal com frequência. Fumar.

Alimentos que prejudicam a flora vaginal.

  1. 1) Consumo excessivo de açúcar: – Sabe aquele docinho depois do almoço? ...
  2. 2) Pães: – Sabe aquele pãozinho do café da manhã ou do lanche? ...
  3. 3) Massas: – Adivinha qual é componente que mais tem abundância na massa? ...
  4. 4) Frutas Ácidas: – Laranja, limão, abacaxi, acerola e maracujá.

A Gardnerella vaginalis, conhecida anteriormente como Haemophilus vaginalis é uma bactéria anaeróbica que coloniza preferencialmente o trato genital feminino. É uma bactéria comensional, mas quando ocorre seu predomínio em relação às demais bactérias existentes no meio, esta se caracteriza como uma vaginose bacteriana.

Dar preferência às calcinhas de algodão, e evitar as calcinhas estilo fio dental, que promovem um contato quase direto entre a região anal e genital; Não usar roupas muito justas, ou de material sintético; Evitar o uso de produtos perfumados ou creme vaginal na vulva; Não utilizar sabonetes comuns.

Diferenças entre tricomoníase x gardnereliose x candidíase
A Gardnerella é uma bactéria que parece muito clinicamente com a Trichomonas e é muito mais frequente do que ela. Essas duas bactérias são muito parecidas inclusive por terem o mesmo tratamento.

Qual a cor do corrimento do HPV? A infecção pelo HPV não causa corrimento vaginal.

A bactéria Gardnerella encontrada no colo do útero e vagina de mulheres com infecção pelo papilomavírus humano (HPV), é um marcador de mudança e predisposição para doenças pré-malignas.

Podem ocorrer sentimentos de vergonha, diminuição do desejo sexual, medo de ter câncer, revolta contra os parceiros sexuais, mesmo que normalmente não seja possível saber exatamente em que época ou de que forma ocorreu o contágio pelo vírus do HPV.

O exame de HPV verifica a presença de vírus. Pode ser feito durante ou ao mesmo tempo em que é realizado o Papanicolaou. O Papanicolaou e o exame de HPV são a forma preferida para encontrar pré-cânceres e cânceres em estágio inicial do colo do útero em mulheres de 30 anos ou mais.