Quem tem fratura pode comer carne de porco?

Perguntado por: landrade6 . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

A alimentação com suínos não influencia na consolidação da fratura. Se não há intolerância alimentar, pode comer sem restrições.

Sim, faz mal. Existem crenças populares sobre isso e realmente existem alimentos pró-inflamatórios. O que isso quer dizer? Existem alimentos que facilitam a inflamação: crustáceos, carne de porco e bacon.

Por outro lado, alguns alimentos do nosso cotidiano não são indicados. Alguns deles (como a carne suína, por exemplo) prejudicam o estágio final da cicatrização, pois estimulam a formação de colágeno em excesso e de forma desordenada, o que causa uma “supercicatrização”, levando a queloides.

Além disso, é muito importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos com muito açúcar, pois podem prejudicar a cicatrização do osso.

O peixe. O atum, o salmão e as sardinhas são peixes bons para aumentar a cicatrização do osso. Estes três peixes têm uma boa quantidade de vitamina D que é a responsável de permitir a absorção de cálcio. Uma boa recomendação é combinar a ingestão de vitamina D com a de cálcio para ter os melhores resultados.

Carne de porco

Também chamados de “alimentos carregados”, o que os reimosos costumam ter em comum é a alta concentração de proteína e gordura animal. Carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos encabeçam a lista.

Não existem restrições com relação à ingesta de carne de porco, a menos que esteja relacionado a pratos pesados e gordurosos, que possam resultar em náuseas ou vômitos.

Será que a carne de porco é remosa? A resposta é sim, a carne de porco é um dos alimentos que devem ser evitados durante qualquer tipo de cicatrização, já que seu consumo aumenta o risco de processos inflamatórios no organismo e prejudica a cura.

Para você que não sabe o que é um alimento reimoso, trata-se de alimentos com alta concentração de proteína e gordura animal, como carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos. Algumas frutas cítricas, apesar de não terem proteína animal, são consideradas “frutas reimosas”.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

  • Terapia por pressão negativa. ...
  • Laserterapia. ...
  • Ozonioterapia. ...
  • Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  • Curativos especiais. ...
  • Suplementação nutricional.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Quais são os alimentos remosos? Na lista de alimentos a serem evitados, estão açúcar, refrigerante, embutidos (salsicha, linguiça, presunto) e carne processada, principalmente a de porco.

O osso cola sempre? Não, as vezes o osso não cola, principalmente devido a fatores locais, principalmente vascularização e nesses sentido importante lembrar da má vascularização nos pacientes fumantes, fumar atrapalha a consolidação óssea.