Quem tem fotofobia precisa usar óculos de grau?

Perguntado por: nchaves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Além da utilização dos óculos de sol independentemente da estação do ano, caso a pessoa seja portadora de miopia ou hipermetropia, existem lentes de óculos de grau que também são mais recomendadas para que o portador de fotofobia se sinta mais confortável.

A lente solar é a lente escura dos óculos de sol, para pessoas com sensibilidade à luz recomenda-se escolher lentes em colorações mais escuras como cinza, marrom e preto. Além disso, sempre opte por óculos com proteção UV, assim seus olhos estarão protegidos contra os raios UVA e UVB, além da iluminação.

Quem tem sensibilidade à luz precisa de óculos de grau? O uso de óculos faz parte do tratamento mais comum para fotofobia, seja com ou sem grau, dependendo da necessidade de cada paciente.

Visão embaçada; Ardor e inchaço ocular; Fechar os olhos por completo ou parcialmente sempre que estiver exposto à claridade; Cores de cabeça.

Associada à fotofobia, outros sinais e sintomas podem ocorrer, como a vermelhidão no olho ou olhos vermelhos, visão turva ou “embaçada”, ardor ou ardência nos olhos, “inchaço ocular”, dor nos olhos, entre outros.

Em casos mais graves, entretanto, qualquer tipo ou intensidade de luz pode incomodar. Um dos fatores que podem determinar a intensidade de fotofobia é o tamanho da pupila. Quanto maior a pupila, maiores são as chances de possuir o sintoma, pois mais luz atingirá a retina.

A condição ocorre quando as células fotossensíveis presentes na retina não suportam a quantidade de luz recebida, causando dificuldade de enxergar e muito desconforto. fotofobia aguda: associada a alguma patologia que, quando tratada, cessa a intolerância à luz.

O sintoma mais comum do astigmatismo é a visão borrada ou dupla. Não conseguir ler letras pequenas, dificuldade de leitura, incapacidade de ver de perto e de longe sem apertar os olhos, fotofobia (sensibilidade à luz) e piora da acuidade visual à noite também são possíveis sintomas.

Pacientes com astigmatismo podem apresentar maior sensibilidade à luz – fotofobia. Isto acontece em função da irregularidade da córnea, presente no paciente com astigmatismo. Esta irregularidade faz com que os raios de luz penetrem nos olhos através da córnea e atinjam a retina em pontos distintos.

Tratando-se da luz do sol, os riscos são muitos, tendo em vista que ela é composta por raios ultravioleta que aumentam os danos causados ao olho. A luz solar pode afetar a córnea, a lente, a conjuntiva (membrana mucosa que reveste e protege o globo ocular), a mácula (parte da retina) e a pálpebra.

Em alguns casos, a presbiopia pode surgir a partir dos 37 ou 38 anos. Outra forma de identificar a necessidade de óculos multifocal é olhando na receita do seu óculos. Se vir preenchida com “adição“ ou “para perto“ significa que você precisa de um óculos multifocal.

Sentir a vista cansada, ardência nos olhos ou lacrimejar também são sintomas de que você precisa de óculos de grau. A aparição desses problemas é normal, principalmente em pessoas com mais idade ou em quem tem muito contato com computadores e smartphones.

Como saber se preciso usar óculos? Veja 7 sinais

  1. Dores de cabeça constantes. ...
  2. Necessidade de aproximar objetos para enxergar melhor. ...
  3. Dificuldade de ler por muito tempo. ...
  4. Problema para enxergar à noite. ...
  5. Vista embaçada. ...
  6. Alta sensibilidade à luz. ...
  7. Tendência a franzir a testa ou ficar com os olhos semicerrados.

Fotofobia não é uma doença, mas um sintoma que pode vir de diferentes condições. Além disso, a sensibilidade à luz pode ser consequência de doenças oculares ou não.

Não existe tratamento específico para curar o paciente que tem fotofobia, pois esse desconforto não é considerado pelos médicos como uma doença ocular. O melhor a fazer é estabelecer a causa para reduzir os sintomas desta condição.

Principais causas
A fotofobia não é uma doença, mas um sintoma crucial ao indicar outros problemas no organismo, podendo advir de causas variadas. Pode ser provocada por problemas oculares presentes desde o nascimento. Entre essas doenças que causam aversão à luz destacam-se o astigmatismo, a miopia e a hipermetropia.

Quem sofre de fotofobia enfrenta dificuldades por causa da intensidade de luz em ambientes luminosos e dias mais claros. As células da retina reagem à luz e o resultado é um desconforto com iluminação natural ou artificial, o que no verão, com a intensidade do sol, pode se tornar insuportável.