Quem tem fotofobia pode dirigir?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Motoristas com fotofobia também sofrem com o ofuscamento. “Eles são muito mais sensíveis à luz e os faróis atrapalham demais”, afirma o oftalmologista Eduardo de Lucca, que também integra o corpo clínico do IMO. Para evitar o incômodo do ofuscamento, Eduardo aconselha o uso de óculos especiais.

Pessoas com fotofobia têm sensibilidade extrema à luz e não conseguem olhar diretamente para a claridade, seja natural (luz do sol) ou artificial (luz de lâmpadas, por exemplo).

As categorias A e B da CNH no Detran exigem uma visão central igual ou superior a 20/40 (50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho.

Como as causas da fotofobia podem ser diversas, é muito importante que o paciente busque ajuda médica e nunca faça a automedicação. Somente após a consulta com um clínico geral, oftalmologista ou neurologista será possível tratar a condição. Caso contrário, pode ser que os sintomas piorem.

Principais causas

  • Doenças oculares: olho seco, glaucoma, catarata, astigmatismo, inflamações oculares etc.;
  • Enxaqueca;
  • Distúrbio no nervo central;
  • Uso de drogas como cocaína e anfetamina;
  • Encefalite;
  • Colírios que causam dilatação da pupila;
  • Ressaca;
  • Uso inadequado de lentes de contato.

Isso pode ser feito pelo uso de medicamentos até que os sintomas cessem. Em caso de pessoa que tem olho seco, o tratamento pode ser feito com o uso de colírios, além de boa alimentação, com dieta rica em beta carotenóides.

O primeiro passo para lidar com a fotofobia é tratar a causa. Em casos de catarata, a solução é a cirurgia.

A fotofobia pode ser também provocada por diversas doenças dos olhos, como infeções, inflamações, alergias, entre outras, podendo o seu grau de severidade variar bastante de acordo com a patologia subjacente, o seu estadío, etc. A fotofobia intensa possui, habitualmente, origem patológica.

As lentes fotossensíveis são bastante indicadas para quem sofre de fotofobia porque agem de maneira direta na proteção dos olhos. Elas são extremamente adaptáveis à luminosidade, escurecendo ou clareando de acordo com a intensidade da luz.

Manter as luzes reduzidas em ambientes fechados ajuda a tornar os sintomas da fotofobia menos desconfortáveis. Além disso, manter os olhos fechados ou utilizar óculos escuros pode proporcionar alívio.

O astigmatismo é um problema de visão muito comum, onde a formação irregular da córnea impede que a luz foque adequadamente na retina. Então causando, entre outros sintomas, desconforto, visão embaçada, visão dupla e também a aversão ou sensibilidade à luz, que se chama fotofobia.

Se o candidato for reprovado em qualquer um dos exames (teórico e prático), será necessário pagar novamente a taxa de exames para o Estado.

Como passar no exame de vista? – Ainda para as categorias A e B da CNH, é necessário ter visão periférica de 60º nos dois olhos. É também aceita uma visão de 120] no melhor olho, com ou sem lentes corretoras.

Caso tenha reprovado no teste do DETRAN, o ideal é realizar um exame com um oftalmologista. Ele vai diagnosticar o problema e lhe ajudar a resolver sua dificuldade visual, seja com óculos ou algum tratamento.

Continuar lendo O que é a fotofobia?