Quem tem formação pedagógica é licenciado?

Perguntado por: oescobar5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

O que é Formação Pedagógica? Trata-se de uma licenciatura de curta duração para bacharéis e tecnólogos de qualquer área que desejam ser professores — seja no setor público, seja no setor privado — como um engenheiro que deseja dar aulas de Física ou Matemática.

O curso da Formação Pedagógica pode ser ofertado por IES que tenha curso de licenciatura reconhecido e com avaliação satisfatória pelo Ministério da Educação (MEC) na habilitação pretendida, sendo dispensada, nesses casos, a autorização ou a emissão de novos atos autorizativos.

Sim, é aceita. A Formação Pedagógica habilita o aluno egresso para lecionar na educação básica e nas disciplinas de cursos técnicos de nível médio. Ou seja, o aluno formado poderá se inscrever em um concurso com vagas para professores de língua portuguesa, artes, matemática, de acordo com a habilitação obtida.

A formação pedagógica é um curso feito pensando em quem já possui outros tipos de graduação, como bacharelado e curso tecnológicos, e desejam ter habilitação para dar aulas. Por isso, ele é voltado a educar o aluno a desenvolver habilidades de ensino que geralmente não são ensinadas nesses cursos mais específicos.

Sim. Embora a dúvida se licenciatura em pedagogia pode dar aula, o curso é um dos pré-requisitos para quem deseja dar aulas. Ele é destinado também para quem possui formação superior em qualquer área, mas que quer seguir carreira como professor.

E a licenciatura em Pedagogia, especificamente, forma professores para exercer atividades educacionais em todas as etapas da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Para ser licenciado em Pedagogia, o estudante deve ser aprovado nas disciplinas, estágio e demais atividades do curso.

Devo fazer Pedagogia licenciatura ou bacharelado? A grande diferença entre os dois modelos é que só os licenciados podem ser professores. Já os bacharéis, encontram espaço nos cargos administrativos e de assessoria, mas não podem atuar em sala de aula. Aqui, as duas formações têm a mesma base.

Quem se forma em licenciatura recebe o grau de licenciado. Tal grau é exigido para lecionar, principalmente no ensino médio.

A complementação pedagógica confere certificado, devido a sua carga horária de 1.400 horas na área de licenciatura. Entretanto, quando apresentada junto ao histórico da graduação, equivale a um diploma.

A sigla R2 é oriunda da Resolução nº 2, instituída em 1997 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A resolução trata da formação especial de professores, que dispõe sobre o aproveitamento dos bacharéis ou tecnólogos que não poderiam ser absorvidos pelo sistema de ensino por não estarem habilitados pela licenciatura.

O curso de segunda graduação seria apenas permitido para formados em nível superior em licenciatura, independentemente do curso escolhido. Seu tempo de duração é muito menor do que se o profissional fosse realizar uma graduação do zero, pois se utiliza da equivalência de matérias.

Resumindo: o R2 é mais voltado para os bacharéis e tecnólogos, e a Segunda Licenciatura é voltada para os graduados já Licenciados.

Já no caso da licenciatura, é equivalente à formação inicial, ou seja, à licenciatura de graduação plena. Portanto, os concluintes de segunda licenciatura têm os mesmos direitos que os de formação inicial. E normalmente não enfrentam os problemas de quem faz a formação pedagógica.

CLARO QUE PODE
Assim, se você já é formado em curso de graduação, pode fazer uma pós-graduação em qualquer área, desde que seja aceito pela instituição de ensino, que possui autonomia para determinar os critérios do processo seletivo para ingresso no curso.

Ao listar cada item da sua formação acadêmica no currículo, considere colocar as seguintes informações:

  1. Nome do curso;
  2. Instituição de ensino;
  3. Data de conclusão;
  4. Data de início;
  5. Detalhes específicos se relevantes (horas-aula, notas, nome de professores, matérias optativas, trabalho de graduação, etc.).

Licenciatura: pré-requisito obrigatório para dar aulas
Caso o candidato não tenha cursado disciplinas de licenciatura durante os seus períodos universitários, é necessário inscrever-se em uma licenciatura de 7 meses, ofertada por instituições especializadas nesse formato de curso.