Quem tem fobia social pode trabalhar?

Perguntado por: acastro9 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

A fobia social não precisa ser uma barreira para o desenvolvimento de sua carreira. Muitas pessoas buscam a terapia para controlar a fobia social no trabalho.

Quem sofre com a fobia social sente uma grande insegurança e é acometido por crises de ansiedade sempre que precisa ter contato com pessoas, até mesmo da própria família. Sente medo de ser julgado, ridicularizado, humilhado, enfim, ser atacado pelos outros.

A princípio, o tratamento mais comum e eficaz para a fobia social é a psicoterapia, que pode acontecer de diferentes formas por conta das várias abordagens existentes na área. Reconhecidamente, a terapia cognitivo-comportamental tende a surtir ótimos efeitos e em um espaço de tempo relativamente curto.

Profissões para pessoas ansiosas

  • Agente de viagens. O turismo sempre foi um ramo promissor, sobretudo no Brasil, um país de território imenso, com alta diversidade cultural e belezas naturais de todos os tipos. ...
  • Audiologista. ...
  • Bibliotecário. ...
  • Cabeleireiro. ...
  • Diretor de arte.

A Fobia Social desenvolve-se com base nas experiências e aprendizagens do passado, principalmente na infância e adolescência. Os acontecimentos negativos e/ou traumáticos na vida de uma criança, como conflitos familiares, experiências de humilhação ou bullying podem estar na origem deste transtorno.

Um estudo recente realizado pela Universidade de Uppsala, na Suécia, afirma que pessoas com fobia social apresentam níveis muito altos de serotonina - eurotransmissor que atua no cérebro, controlando o humor, emoções e comportamentos.

Algumas dessas causas incluem fatores hereditários, alterações na estrutura cerebral, influência do meio onde vivem, traumas ou experiências negativas, exposição frequente a fatores de risco na infância, temperamento e até mesmo a persistência de novas situações que demandem interação social.

A preocupação por antecipação e o medo excessivos são sinais de fobia social grave. Costumam manifestar-se como uma ansiedade ou expectativa extrema, que faz com que se antecipe em várias horas (ou dias) absolutamente tudo o que pode acontecer, por exemplo, no caminho de casa até a escola ou o trabalho.

O médico diagnostica a fobia social quando a pessoa sente medo ou ansiedade que conta com todas as características a seguir: É intenso e tem durado seis meses ou mais. Diz respeito a uma ou mais situações sociais.

O Tratamento da FOBIA SOCIAL com Antidepressivos dura no MÍNIMO 1 ANO. No entanto, como a Fobia Social é uma doença crônica, muitos pacientes precisam fazer uso da medicação por períodos mais prolongados.

Alguns benzodiazepínicos – clonazepam, bromazepam e alprazolam5, 51-55 – podem ser úteis no tratamento da fobia social.

A Fobia Social freqüentemente leva a uma limitação funcional grave que pode ser medida nas áreas educacional e profissional e nos relacionamentos sociais e familiares. As crianças podem apresentar prejuízo acadêmico, recusa à escola ou esquiva de atividades sociais e encontros adequados à idade.

O tratamento da fobia social é feito por um psiquiatra ou por um psicólogo. Existem casos em que a fobia social tem cura se o tratamento for feito regularmente e de forma adequada. Em alguns casos, o psiquiatra pode prescrever o uso de medicamentos.

Quando a volta ao trabalho se torna uma tarefa muito árdua, é necessário entender as razões desta falta de vontade de trabalhar. Rotina estressante, falta de reconhecimento, sobrecarga de tarefas, insatisfação salarial são apenas alguns fatores que contribuem para o desaparecimento vagaroso da vontade de trabalhar.

Rawpixel / iStock / Getty Images Plus As profissões ideais para pessoas calmas e tranquilas são: fonoaudiólogo, nutricionista, bibliotecário, cabeleireiro, joalheiro e professor universitário.

É sempre recomendável que a organização treine as lideranças e busque orientações de um profissional da área da saúde para entender a melhor forma de lidar com o problema. Existem algumas boas práticas, no entanto, que podem ser aplicadas para ajudar o colaborador e se recuperar de uma crise de ansiedade no trabalho.

Quem tem crise de ansiedade pode trabalhar? A pessoa que tem crise de ansiedade de forma leve a moderada pode sim desenvolver suas atividades laborais. Entretanto, existem aquelas pessoas que a ansiedade está em um estágio tão avançado que ela começa a ter complicações, e isso as impede de trabalhar.

A fobia social leve, ou ansiedade social circunscrita, é caracterizada pelo medo e ansiedade quando a realização das tarefas se dá ao redor de pessoas, como falar em público, apresentar seminários e projetos ou fechar contratos, por exemplo.

No transtorno de pânico, por exemplo, a possibilidade de ocorrência da doença por fatores genéticos gira em torno de 70% e os fatores ambientais pesam pouco; na fobia social, ao contrário, apenas por volta de 30% dos casos podem ser atribuídos a causas somente genéticas.

Os estudos apontam que para aqueles que têm familiares com o transtorno a probabilidade de desenvolvê-lo ao longo da vida é maior. Além disso, indivíduos com tendência à inibição comportamental e medo de julgamento também acabam tendo mais chances de conviver com a fobia social.