Quem tem fimose consegue ser pai?

Perguntado por: ucampos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A fimose, entendida como algo externo e localizado na extremidade do pênis, não tem influência direta sobre a próstata (que produz o líquido seminal) nem sobre os testículos, que produzem os espermatozoides. Portanto, por esse ponto de vista, ela não tem a capacidade de tornar o homem infértil.

A fimose é uma condição comum nos meninos ao nascimento e costuma desaparecer em cerca de 90% dos casos até o primeiro ano de vida completo. No restante, pode desaparecer até a faixa dos cincos anos de idade sem a necessidade de um tratamento médico específico.

Após o nascimento e com o passar do tempo, o prepúcio começa lentamente a separar-se da glande. Por volta dos dez anos o prepúcio está totalmente separado.

Tratamento

  1. Pomadas à base de corticóides, que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas facilitando que a pele deslize sobre a glande.
  2. Exercício de retração da fimose para meninos com mais de 5 anos. É um exercício para retração da pele do prepúcio sem forçar demais ou causar dor.

No grau 1, a retração é completa; No grau 2, a pele tem estreitamento na parte atrás da glande; já no grau 3, a exposição é gradual; no grau 4 a retração é muito reduzida, sem a possibilidade de expor a glande. No grau 5, considerada a forma mais grave, não é possível fazer a retração prepucial.

Em crianças, a fimose costuma causar muita dor na região, além de uma inflamação que pode ser constante e causar febre. Já a fimose em adultos pode causar dificuldades no desempenho sexual, além de também ser um dos fatores de risco para o câncer de pênis.

Em geral, uma postectomia custa em torno de R$ 3 mil. Entretanto, ela pode alcançar valores mais altos, dependendo de quanto o médico e sua equipe cobram, assim como do hospital em que será realizado o procedimento.

Por outro lado, quando a fimose não é cuidada adequadamente, há risco de complicações, como dor durante o sexo, infecção urinária e maior propensão a contrair infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Embora seja mais raro, a Fimose também pode acontecer em adolescentes entre 16 e 18 anos e nos adultos.

Descoloração: qualquer cor vermelha escura ou azulada da ponta do pênis.

Quais problemas a fimose pode causar? A pele que recobre a glande dificulta a higiene correta do pênis e favorece o acúmulo de esmegma –concentração de óleo, sujeira, pele e umidade no órgão sexual. Isso facilita a proliferação de fungos e bactérias, que podem gerar infeções que causam dor, inchaço, mau odor.

Durante os momentos de banho, realizar exercícios apropriados na região do prepúcio da criança pode assegurar um tratamento eficaz para 'tirar' a fimose, garantindo que essa condição fisiológica possa desaparecer naturalmente ainda durante os primeiros anos de vida, com o passar do tempo.

Prejudicar a ejaculação
A fimose, entendida como algo externo e localizado na extremidade do pênis, não tem influência direta sobre a próstata (que produz o líquido seminal) nem sobre os testículos, que produzem os espermatozoides. Portanto, por esse ponto de vista, ela não tem a capacidade de tornar o homem infértil.

Como identificar a fimose? Só existe uma maneira de identificar a fimose, que é tentando retrair manualmente a pele do prepúcio. Caso não seja possível, é necessário recorrer a uma consulta médica para avaliação de grau e tratamento.

A principal prevenção para a fimose secundária é, principalmente, a atenção à higiene do pênis, em especial, da glande. Realizar adequada retração do prepúcio para limpeza da glande, higienização do local com sabonete neutro e secagem do pênis, principalmente a região da glande, com papel após a micção.

A fimose é uma condição que afeta majoritariamente pacientes do sexo masculino. Nela, o indivíduo apresenta dificuldades em expor a cabeça do pênis por conta de um excesso ou estreitamento de pele presente no prepúcio.