Quem tem ficha criminal pode sair do Brasil?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Quem tem passagem pela polícia pode solicitar passaporte desde que não existam pendência com a justiça ou declaração explicita que proíba a expedição do documento e/ou sair do país.

Em termos práticos a pessoa somente não conseguirá viajar para o exterior se o seu passaporte tiver sido retido por ordem judicial ou houver uma ordem judicial para a polícia federal com ordem específica de não viajar ou mandado de prisão em aberto.

Direito de ir e vir
Réu primário que não apresenta comportamento prejudicial ao andamento da ação penal pode se ausentar do país desde que comunique suas viagens previamente ao juízo criminal.

Quem já foi condenado ou esteja cumprindo pena tem que solicitar autorização de emissão de passaporte ao juiz competente, antes de iniciar o procedimento.

Maus antecedentes seriam aquelas condutas criminosas pregressas do acusado, passíveis de possibilitar o aumento da pena-base a ser aplicada na dosimetria da pena.

Após 05 (cinco) anos da data do cumprimento ou da extinção da pena imposta pela condenação anterior, esta não mais prevalece, ou seja, perde a sua força de gerar reincidência quanto ao crime subsequente. O agente retorna à qualidade de primário (deixa de ser reincidente).

motoristas rodoviários de carga; pessoas que trabalham com o manejo de ferramentas perfurocortantes, no setor agroindustrial; trabalhadores que atuam com substância tóxicas, entorpecentes e armas; pessoas que têm acesso às informações sigilosas.

Mesmo quem teve antecedente criminal pode fazer concurso e assumir um cargo público, desde que não tenha condenação definitiva.

O padrão é que o usuário receba uma resposta automática imediata indicando se há ou não restrições para a saída do bem. Porém, existem casos em que é preciso uma análise por parte do Iphan. Quando isso ocorre, a instituição tem até 15 dias corridos para responder se há ou não restrição de saída do bem cultural.

Problema: Um dos obstáculos mais comuns ao viajar para um país estrangeiro pode ser a barreira do idioma. Não ser compreendido ou lutar para se comunicar em outro idioma pode levar a algumas situações estressantes. Por esse motivo, muitas pessoas têm receio de deixar sua zona de conforto.

Evite viajar na vigência de qualquer doença infecciosa aguda ou se estiver com febre. Se você sentir alteração em seu estado de saúde durante o trajeto da viagem, comunique aos tripulantes.

Bom dia Leandro. Se você tem que ir no fórum assinar, certamente precisa de autorização para viajar.

Em tese, não há nenhuma proibição legal que impeça uma pessoa que está sendo processada de viajar para o exterior.

Viajar durante um processo judicial é possível, desde que haja autorização do juiz responsável pelo caso e não haja restrições legais para a saída do país.

A resposta é SIM!

Alguns cidadãos não conseguirão emitir a Certidão de antecedentes criminais pela internet porque existem outras pessoas com o mesmo nome (homônimos). Outros podem ter dificuldade por divergências das informações referentes ao CPF com dados contidos na base de dados da Receita Federal.