Quem tem fibromialgia têm muitas câimbras?

Perguntado por: amarinho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

Além das dores musculares, fadiga e distúrbios do sono, que afetam pelo menos 86% dos pacientes, os fibromiálgicos também sofrem com dores articulares, cefaleia, pernas inquietas, dormência e formigamento, comprometimento da memória e da concentração, câimbras, nervosismo e depressão.

O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna. Na maioria dos casos, a doença se instala de forma progressiva e o paciente vai percebendo os sintomas aos poucos.

Os pacientes normalmente sentem fortes dores em todo o corpo e articulações, de maneira frequente associado a um cansaço, sono não reparador e alterações no humor. Outros sintomas comuns são cansaço excessivo, fadiga e distúrbios do sono.

Relaxantes musculares
O relaxante muscular ciclobenzaprina (Miosan) costuma ser usado no início do tratamento da fibromialgia para relaxar músculos tensos e promover um sono de qualidade. Este tipo de medicação também pode ter sucesso na redução da ATM e de outras dores associadas à fibromialgia.

A dor é o principal sintoma, ocorrendo no corpo todo. A dor da fibromialgia é variável, e pode piorar durante as crises, com o estresse, a falta de sono e o clima. O portador de fibromialgia também pode ter sensações de queimação, formigamentos, e ainda ter a impressão de que algumas partes do corpo estão inchadas.

Ataques de cãibra à noite são bastante comuns, especialmente em pessoas mais velhas. Eles podem ser muito dolorosos, apesar de não serem, em geral, perigosos.

Normalmente as cãibras não são graves. Porém, se ocorrem várias vezes ao dia e duram mais que 10 minutos podem ser um sinal de alerta. Nestes casos, um médico deverá ser consultado.

Na maioria das vezes, não passa de uma maneira do próprio corpo sinalizar desidratação, ou falta de algum nutriente no músculo afetado. Contudo, as câimbras têm curta duração. Podem ser ainda um alerta para o uso excessivo do músculo, tensão muscular, isso de calçados adequados, ou mesmo dieta desregulada.

O que é fibromialgia? Além destes sintomas mais frequentes podemos observar outros, como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos e dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais.

além de fadiga, distúrbios do sono e episódios. depressivos. Para o tratamento, o mais recomendado é

Esse sintoma se manifesta através de uma dificuldade cognitiva para concentração e atenção, bem como problemas na memória. Para Lynna Dutra, de 34 anos com diagnóstico de fibromialgia, foi o “nevoeiro” que fez com que ela percebesse os desafios da condição.

Varia de acordo com frio ou calor não, e também dependendo da umidade. No inverno, no entanto, a dor torna-se protagonista. Pessoas com fibromialgia pode sentir muito frio, e levam mais tempo para obter calor.

Por enquanto, não existem exames para detectar fibromialgia. Há apenas a expectativa de um novo exame de sangue, mas que ainda está em estudo. Até o momento, o diagnóstico é realizado baseado nos sintomas e em um exame físico, feito pelo médico, que identifica cerca de 18 pontos de dor.

Dor de cabeça que se irradia para os músculos do pescoço e ombros. Dor ao longo dos pontos sensíveis na parte de trás da cabeça e pescoço. Sensibilidade à luz, som ou cheiros.

Um médico pode recomendar analgésicos opioides como oxicodona (nome comercial OxyContin) ou hidrocodona (nome comercial Vicodin) para reduzir a dor da fibromialgia.

Suplementos de Vitamina D podem reduzir dor na Fibromialgia, diz estudo. A Revista científica “Pain” de fevereiro publicou um recente estudo indicando que suplementos de Vitamina D podem ser uma ótima alternativa quanto ao custo-benefício no tratamento de pacientes com Fibromialgia.

O paciente sente mais dor no final do dia, mas pode haver também pela manhã. A dor é sentida “nos ossos” ou “na carne” ou ao redor das articulações.

Devido às dores crônicas, é muito comum que a fibromialgia leve à anormalidades no sistema nervoso, mudando a forma com que os pacientes lidam com o estresse. A fadiga constante também gera isolamento de atividades, ansiedade, falta de energia, sentimentos de culpa e muitos outros sintomas que desencadeiam a depressão.

Apesar da dor, a pessoa com Fibromialgia não apresenta inflamação ou inchaço nas partes do corpo que doem. O diagnóstico da Fibromialgia é totalmente clínico, ou seja, não existem exames de sangue ou imagem que comprovem a presença da doença.