Quem tem fibroadenoma tem que tirar?

Perguntado por: ocastro . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Não é necessária a retirada de todos os fibroadenomas diagnosticados por biópsia. Caso o fibroadenoma permaneça assintomático, ele pode ser mantido, a não ser que a paciente apresente desejo e ansiedade em retirar a massa.

De acordo com a Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), apenas 0,1 a 0,3% dos casos apresentam risco de malignidade. "No entanto, estudos apontam que as mulheres que apresentam o tipo de fibroadenoma complexo costumam ter mais riscos de desenvolver um câncer de mama no futuro.

O fibroadenoma é um nódulo mamário benigno. O diagnóstico do fibroadenoma é histopatologico, isto é, precisa de biópsia. Por ser um nódulo benigno, tem baixo risco de malignidade e sua presença não trás nenhum risco ou dano a mama.

Além disso, o fibroadenoma pode apresentar alterações de tamanho devido à resposta aos estímulos hormonais, podendo crescer consideravelmente, principalmente no período menstrual.

Algumas medicações como análogos de GnRH e medicações antiestrogênicas mostraram reduzir o tamanho dos fibroadenomas em até 50%. O tratamento cirúrgico com a retirada do nódulo é o tratamento de escolha para pacientes acima de 25 anos.

A cirurgia consiste apenas na retirada do nódulo benigno, sem necessidade de retirada de margens de segurança ou remoção de tecido mamário. A nodulectomia geralmente é indicada para a retirada de fibroadenomas, que são os nódulos benignos mais frequentes, ocorrendo em cerca de 30% das mulheres entre 15 e 25 anos.

A cirurgia demora aproximadamente 1 hora, mas a duração pode variar de acordo com a complexidade de cada caso, assim como o número de nódulos a remover.

Quem tem fibroadenoma pode fazer academia? Sim pode. O Fibroadenoma do útero ou chamado Mioma uterino não costuma interferir com a atividade física da pessoa a não ser que a paciente tenha dores abdominal e/ou sangramento menstrual devido ao Fibroadenoma de grande volume e tamanho causando sintomas clínicos relevantes.

O fibroadenoma representa o tumor benigno de mama mais prevalente. De acordo com a Americana Cancer Society, ele é constituído por tecido glandular e tecido estromal. Geralmente, são encontrados em mulheres mais jovens, mas podem ser encontrados em mulheres de qualquer idade.

O nódulo mamário não doi. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento e diagnóstico.

Quando é indicado realizar a exérese de nódulo de mama? Em alguns casos de nódulos benignos na mama são necessários apenas o acompanhamento médico. A exérese de nódulo de mama geralmente é indicada para a retirada de fibroadenomas (nódulos benignos) maiores, que causam desconforto ou deformam a aparência da mama.

Quado o fibroadenoma juvenil torna-se maior que 5 cm, ele é chamado de fibroadenoma gigante. Na maioria dos casos, com o passar dos meses, o tumor regride de tamanho e pode até desaparecer espontaneamente.

Uma mulher pode ter um ou mais fibroadenomas nas mamas e, quando o nódulo for encontrado, deverá ser acompanhado por um médico mastologista semestralmente para análise dos próximos passos.

O fibroadenoma não dificulta uma gravidez e não contra-indica uma gestação. O diagnóstico de fibroadenoma depende da biópsia. Pelos exames de imagem apenas podemos falar que o nódulo tem características benignas .