Quem tem F20 pode se aposentar?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

A CID 10 F20 pode dar direito a auxílio doença ou aposentadoria por invalidez? Sim, a doença Esquizofrenia pode dar direito a um de dois benefícios previdenciários: auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.

F20-F29 Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes. Este agrupamento reúne a esquizofrenia, a categoria mais importante deste grupo de transtornos, o transtorno esquizotípico e os transtornos delirantes persistentes e um grupo maior de transtornos psicóticos agudos e transitórios.

A esquizofrenia pode ensejar direito ao benefício por incapacidade permanente nos casos em que o trabalhador fique incapaz de exercer sua atividade laboral, de forma comprovada por perícia médica.

O CID mais grave para depressão é o CID 10 – F33. 3 que se refere a um transtorno depressivo recorrente, isto é, em que já ocorreu pelo menos 3 episódios depressivos e o atual cenário é de um episódio grave com sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações).

Quando a pessoa com esquizofrenia for passar na pericia do INSS precisa levar os seguintes documentos:

  1. todos os prontuários médicos relatando o início da doença;
  2. os exames;
  3. declarações do médico constando que a pessoa está fazendo tratamento.

CID F20 – Esquizofrenia (distorções do pensamento e da percepção) CID F20 é o código para Esquizofrenia, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

A resposta é sim.
A esquizofrenia é uma das doenças que podem gerar direito ao Benefício de Prestação Continuada, desde que a pessoa cumpra os requisitos exigidos pela lei.

Ter a oportunidade de trabalhar é importante para as pessoas com esquizofrenia porque as mobiliza e incentiva o autocuidado. Ir trabalhar ajuda a superar o isolamento social, encontrando assim pessoas com dificuldades semelhantes e também aquelas que não sofrem de transtornos mentais.

A esquizofrenia paranoide se caracteriza por delírios diante da realidade e sensação de perseguição. Esse é o tipo mais comum do transtorno, apresentando sintomas mais leves no início. Por isso, pode ser confundido facilmente com vários outros.

A CID 10 F20 pode dar direito a auxílio doença ou aposentadoria por invalidez? Sim, a doença Esquizofrenia pode dar direito a um de dois benefícios previdenciários: auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.

Não se é possível detectar a esquizofrenia através de exames, pois o seu diagnóstico deve ser feito pela avaliação de um médico psiquiatra, por meio de uma conversa bem detalhada tanto com o paciente quanto com os seus familiares.

Quem toma remédio controlado tem direito à aposentadoria por depressão? Não é o remédio controlado que lhe garante o benefício, e nem a doença. É a incapacidade para o trabalho. Se o remédio lhe deixar incapaz para trabalhar: sim.

QUAIS DOENÇAS CRÔNICAS DÃO DIREITO A APOSENTADORIA?

  • Insuficiência cardíaca;
  • Doença arterial coronariana;
  • Cardiopatia isquêmica;
  • Arritmias graves;
  • Doenças valvulares.

Arquivo de CID 10 M51. 1 auxilio por incapacidade permanente - VF Advocacia - Advogados em Natal/RN - Previdenciário (INSS) e Saúde.

As 5 doenças psiquiátricas que mais aposentam por invalidez:
2) F33 – Transtorno depressivo recorrente; 3) F31 – Transtorno afetivo bipolar; 4) F32 – Episódios depressivos; 5) Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool.

1. Depressão. Considerada a número um entre as das doenças psiquiátricas mais incapacitantes do mundo, a depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas.

Cada capítulo da CID-10 é identificado por uma letra, sendo seu Capítulo V identificado pela letra F. Ou seja, toda vez que um código da CID-10 se inicie pela letra F, aquela categoria diagnóstica identifica um transtorno mental ou de comportamento.

O desembargador federal Sérgio Nascimento, da Décima Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conceda aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25% a um segurado com esquizofrenia.

Não falar o necessário
Por isso, seja o mais objetivo possível e não cometa o erro de não falar o necessário. Como eu te falei acima, o perito precisa saber, com o máximo de detalhes possível, como a sua doença te incapacita para o trabalho.

O uso de drogas Entorpecentes e intoxicantes , incluindo o uso de maconha, também pode desencadear ou piorar os sintomas. Em geral, os sintomas da esquizofrenia pertencem a quatro categorias principais: Sintomas positivos.