Quem tem Exu não pode ter querer?

Perguntado por: aborges . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Dona 7 on Twitter: "Quem tem exu nao pode ter querer Quem trabalha com o diabo, agora que eu quero ver.

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

“Em algumas casas das religiões africanas e afro-brasileiras Exu é o sentinela e protetor”, afirma. Mas ele também assume, em algumas canções, características de uma espécie de mensageiro entre os orixás e o ser humano.

Exu Mirim é o guardião das crianças e também faz trabalhos de amarração de amor.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Exu é representado por um monte de terra que possui a forma de um homem agachado, apresentando um falo de tamanho respeitável, tornando-o deus da fecundidade e da copulação, o pênis ereto é símbolo de seu caráter truculento, violento e desavergonhado, é o desejo de chocar os bons costumes.

Quando uma pessoa é iniciada no candomblé (ritual equivalente ao batismo cristão), um orixá escolhe-a por afinidade e torna-se o seu guia, processo que é denominado feitura de santo. Cada pessoa passa a ter, a partir de então, o seu “orixá de cabeça”, aquele que acompanha e protege o fiel.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

Exu revira os olhos pois enxerga além, além da sua mentira além da sua verdade, além da sua dúvida e além da sua certeza. Podemos enganar todos menos a Exu.

Sua cabeça é pontuda e afiada como a lâmina de uma faca. Ele nada pode transportar sobre ela. Exu pode ser também muito malvado, se as pessoas se esquecem de homenageá-lo. É necessário pois, fazer sempre oferendas a Exu antes de qualquer outro Orixá.

Todo médium deve firmar o seu exu e a sua pomba-gira em casa. Pensem no seguinte: Para que a casa fique harmonizada precisamos de um pólo irradiador (altar) e um pólo absorvedor (tronqueira pessoal). O médium vive em choque com energias negativas, então a firmeza de exu servirá como um ponto de descarrego pessoal.

Ogó

O símbolo é o Ogó, um bastão adornado com cabaças e búzios. Os colares e roupas têm as suas cores, vermelho e preto. Os elementos são a Terra e Fogo.

Omolu

Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade.

O Reino dos Exus é o local que desperta mais curiosidade no Santuário Nacional da Umbanda. Destinado ao povo de esquerda, o Reino localiza-se na encruzilhada que leva ao Vale dos Orixás®. Exu é a figura mais incompreendida na Umbanda, a que desperta mais temor e ao mesmo tempo mais admiração de todos.