Quem tem estenose lombar pode fazer academia?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Os exercícios são importantes para quem tem estenose lombar, visando fortalecer a musculatura da região, mas sem ampliar quadros de dor. Quanto mais o paciente com dor na coluna torna-se sedentário, mais a dor se intensificará.

Estenose lombar: conheça os principais tratamentos

  1. Medicação.
  2. Exercícios físicos.
  3. Injeções epidurais.
  4. Cirurgia de coluna lombar.

Confira 4 melhores exercícios para fortalecer a lombar

  • Levantamento terra. O levantamento terra é um exercício composto que trabalha diversos grupos musculares, incluindo a região lombar. ...
  • Hiperextensão lombar. ...
  • Prancha frontal. ...
  • Superman.

É importante lembrar que a estenose lombar é uma doença progressiva, portanto, se não cuidada ela apresentará cada vez mais dificuldade ao paciente, em que no início incomoda ao caminhar por um longo tempo, até tornar difícil estar em pé. O caso extremo pode causar a síndrome da cauda equina.

O cinto lombar ajuda a melhorar o desempenho e protege o local que mais sofre com os treinos intensos. Estudos comprovam que o uso desse item é extremamente importante para quem se exercita.

Algumas situações em que a prática da atividade física não é recomendada ou deve ser realizada com cuidado são:

  1. Cardiopatias. ...
  2. Crianças e idosos. ...
  3. Pré-eclâmpsia. ...
  4. Após maratonas. ...
  5. Gripe e resfriado. ...
  6. Após cirurgias.

A idade é o principal fator de risco para estenose lombar. O risco de desenvolver estenose lombar aumenta após 50 anos. Outros fatores de risco são história de trauma nas costas, estenose congênita, esportes com uso excessivo dos músculos das costas e doenças metabólicas ósseas.

O tratamento da estenose irá depender da gravidade do problema. Enquanto casos mais simples podem ser tratados com medicamentos, outros vão necessitar de dilatação endoscópica e até mesmo uma cirurgia intestinal. O tratamento endoscópico pode ajudar a evitar ou adiar a cirurgia definitiva.

Conclusão. A estenose lombar é uma condição degenerativa que afeta muitas pessoas à medida que envelhecem. No entanto, com um tratamento adequado, é possível aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

A recomendação é utilizar exercícios que estimulem de forma confortável os músculos paravertebrais lombares. Os cuidados devem ser com as flexões exageradas de tronco e de quadril e também com os movimentos de rotação da coluna porque tendem a agravar os sintomas ou desencadear novas crises.

Gelo nas primeiras 24 a 72 horas
Como regra geral, é melhor aplicar a terapia fria na região lombar nas primeiras 24 a 72 horas após a lesão lombar. A aplicação da terapia fria pode minimizar sua inflamação e inchaço - o que, por sua vez, pode reduzir sua dor.

Pacientes que sofrem com a diminuição das curvaturas normais da coluna – chamada retificação da coluna – também podem se beneficiar do pilates para coluna vertebral. Quando não tratada, a condição pode causar dor, alterações posturais e dificuldade para realizar movimentos do dia a dia.

Qualquer posição que flexione a coluna lombar é normalmente associada com a resolução dos sintomas. Por exemplo, pacientes com estenose espinhal podem andar de bicicleta e subir uma ladeira ou lance de escadas sem qualquer dor.

Sinais e sintomas da estenose medular lombar
Em paciente com estenose medular lombar, ocorre dor na região glútea, nas coxas ou nas panturrilhas ao andar, correr, subir escadas ou mesmo ao ficar em pé. Essa dor causa claudicação neurogênica.