Quem tem esquizofrenia tem consciência?
É possível que o esquizofrenico fora de crise tenha consciencia da própria doença e da necessidade de procurar ajuda, porém, não é comum. Normalmente as pessoas próximas é que percebem a necessidade de tratamento especializado, que no caso deve ser medicamentoso e psicoterápico.
Como o esquizofrênico se sente?
A esquizofrênica é uma psicopatologia altamente incapacitante. Entre as alterações mais significativas e perceptíveis no paciente esquizofrênico, podemos destacar a indiferença afetiva, pensamentos confusos e desconexão com a realidade. Em casos mais sérios, as crises podem ser marcadas por alucinações e delírios.
Como uma pessoa com esquizofrenia enxerga o mundo?
Ele é tomado por delírios, que são sempre pensamentos. Mas também pode ter alucinações, ou seja, percepções irreais dos órgãos dos sentidos. Na esquizofrenia, as alucinações são tipicamente auditivas. Alguns relatam ouvir vozes quando estão sozinhos.
Quem tem esquizofrenia se apaixona?
Tratamento bem feito pode permitir relação amorosa envolvendo esquizofrênico. Mesmo assim, a médica afirma que existe uma pequena possibilidade de uma pessoa com esquizofrenia se envolver em um relacionamento amoroso. Para isso, é preciso que os sintomas sejam amenizados significativamente pelo tratamento.
Quem tem esquizofrenia pode ficar sozinho?
“Se for avaliado que o paciente tem capacidade de gerenciar a própria vida, nada o impediria de morar sozinho. Contudo, para evitar riscos, seria necessário haver uma rede de apoio que conseguisse identificar uma piora do funcionamento ou retorno dos sintomas psicóticos do paciente”, esclarece a médica.
Quem tem esquizofrenia têm esquecimento?
Esquecimento frequente
O esquecimento em muitos casos pode se tornar frequente à medida que os sintomas de esquizofrenia se desenvolvem e se agravam. Os déficits cognitivos realmente representam um problema na esquizofrenia, pois, podem representar o sinal de alerta do seu surgimento ou gravidade.
É possível levar uma vida normal com esquizofrenia?
O diagnóstico da esquizofrenia não é a sentença de uma vida comprometida pelos sintomas. Na verdade, é possível viver bem. Para isso, é essencial que o paciente siga o tratamento médico, o que possibilita reduzir o risco de hospitalizações e de recaídas.
Quem tem esquizofrenia sente dor?
Alguns autores acreditam que pacientes esquizofrênicos estão sujeitos a ter dor de cabeça, como a população geral, e são capazes de referir sua dor quanto à duração, intensidade e freqüência, mas, em virtude do seu comportamento e das reações subjetivas, não referem queixas 5.
O que pode piorar a esquizofrenia?
Sem tratamento, esquizofrenia piora a cada crise
Cada surto provocado pela doença leva a uma piora dos sintomas e à necessidade de doses maiores da medicação para obter o controle da patologia.
Como é o amor de um esquizofrênico?
A pessoa esquizofrênica parece não demonstrar muito afeto, amor, carinho e não é uma pessoa muito aberta, sociável, tem dificuldade de ter iniciativa", explica a médica Danielle Admoni, psiquiatra na Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Por que a esquizofrenia não tem cura?
A enfermidade não tem cura: é um transtorno mental crônico, mas que pode e deve ser tratado. Quando o paciente recebe o tratamento adequado, as crises tendem a se tornar mais curtas e as fases sem manifestação de sintomas duram mais tempo.
Qual é a média de vida de um esquizofrênico?
Estima-se que a expectativa de vida nesta população seja de cerca de 20 anos a menos que a da população em geral. No entanto, sabe-se que o tratamento precoce e contínuo da esquizofrenia pode desacelerar esse processo de envelhecimento.
Quem tem esquizofrenia chora?
A pessoa que tem o diagnóstico de esquizofrenia pode experimentar tais emoções. Mas a maneira como ela irá experimentar os afetos e emoções pode ser diferente diante do grau da doença e de como este transtorno tem sido tratado ao longo da vida deste sujeito.
É perigoso conviver com um esquizofrênico?
Pacientes com esquizofrenia não são perigosos
“Durante as crises, especialmente naquelas em que o paciente se sente perseguido, pode haver comportamento agressivo, mas na maior parte das vezes, o esquizofrênico não oferece risco aos outros”, afirma Aratangy.
Quem tem esquizofrenia é incapaz?
Quem tem esquizofrenia é considerado incapaz? A esquizofrenia é um tipo de transtorno mental. Sendo assim, segundo os artigos 3º e 4º do Código Civil de 2002 (Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002), as pessoas com transtornos mentais são incapazes para a prática de atos da vida civil.
Quem tem surto psicótico lembra?
Olá, normalmente nunca lembram de nada. Principalmente se for o primeiro surto! A volta a realidade costuma ser gradual. Mesmo porque o paciente fica impregnando de reações adversas decorrentes da medicação.
O que um esquizofrênico não pode fazer?
Não confronte a pessoa
Já mencionamos que os quadros de delírios e alucinações são bastante recorrentes durante o surto psicótico. E mesmo que as falas e atitudes sejam irracionais, é fundamental não confrontar a pessoa falando mais alto que ela ou discordando de seus atos.
Quais são os gatilhos da esquizofrenia?
Traumas psicológicos também podem ser fatores de risco para o desenvolvimento da patologia. “Muitas vezes, as vítimas de esquizofrenia foram expostas à violência, ao abuso sexual, à morte, ao divórcio ou a outros tipos de estresse na infância. Viver em uma família problemática é um fator de risco relacionado.
Quem tem esquizofrenia pode ter filhos?
Dependendo de como é feito o tratamento, a pessoa com esquizofrenia pode ter uma vida normal e, inclusive, casar e ter filhos. “Se ela está fazendo o tratamento, está bem, está estável, tem total condição de ter uma vida normal. Trabalhar, constituir família. Não tem nenhuma contra-indicação em relação a isso.