Quem tem esporão pode usar rasteirinha?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

O mesmo acontece com quem tem esporão de calcâneo e escolhe usar rasteirinhas, salto muito alto ou calçados com palmilha e solados inadequados. Prefira calçados que proporcionem conforto, moldam o pé, que sejam leves, não machuquem e que possuam um pequeno salto de mais ou menos 3cm.

Alivia as dores no esporão
Calçados inflexíveis e apertados podem intensificar esses sintomas e geram agravantes à saúde. Por isso, os sapatos ortopédicos foram projetados com maciez e garantem apoio e conforto a cada situação e necessidade apresentada pelos pés, sobretudo nesse caso.

O esporão no calcanhar surge devido ao acúmulo de cálcio debaixo do pé ao longo de vários meses, que acontece devido ao excesso de pressão sobre o mesmo local e principalmente devido ao aumento da tensão sobre a fáscia plantar, que é um tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos.

A melhor escolha para quem tem esporão são os calçados com solados firmes, como tênis de corrida ou botas de trekking ou montanhismo. Eles devem possuir amortecedores e, de preferência, saltos de pelo menos 2,5 centímetros. Os tênis precisam ter todo um sistema de absorção de impacto, inclusive nas palmilhas.

Os calçados mais indicados para quem tem esse problema são as sandálias de salto baixo e de solado macio.

Resposta:É sim! O gelo ajuda na vasoconstricção e analgesia. A água quente abre a circulação (vasodilatação) para o processo inflamatório ir embora e também ajuda a relaxar. Aproveite a abertura dos poros para passar uma pomada ou gel tópico.

A fisioterapia para esporão do calcanhar inclui o uso de eletroterapia e aplicação de gelo, para reduzir a inflamação dos tecidos ao redor do esporão, aliviando a dor ao caminhar. Ela pode ser realizada de 3 a 4 vezes por semana, até a eliminação dos sintomas.

Aplicar compressas de gelo, por até 20 minutos, no local de dor. Isso reduz a inflamação da fáscia, ajudando a aliviar a dor.

Sim. A Bota Imobilizadora M1 cumpre sua função de imobilizar a região lesionada sem comprometer a autonomia e sem limitar a mobilidade do usuário durante o processo de recuperação.

A Sandália (bota) de Baruk é indicada para uso na recuperação de cirurgias de joanete, protegendo a área traumatizada e dando melhor apoio ao caminhar, amenizando dores ocasionadas por este movimento.

A meia deve ser a mais confortável possível para a sua situação. Dê preferência para meias de cano alto, pois cobre a região do tornozelo. O tipo de tecido vai depender da época do ano.

-Calor na área afetada; -Inchaço local; -Piora dos sintomas durante a prática de atividades físicas de impacto, por exemplo futebol, corrida, tênis.

O esporão do calcâneo pode, ainda, estar associado à dor aguda e penetrante como a de uma facada, quando o centro do calcanhar é pressionado. Importante registrar que, nesses casos, o esporão não é a causa da dor nos pés. Ela é provocada pela inflamação crônica que se instalou nos tecidos ao redor da lesão óssea.

O Diprospan é o nome comercial de um medicamento que contém, entre outras substâncias, betametasona (um tipo de corticoide). Essa medicação tem poder anti-inflamatório sim e provavelmente vai ser capaz de aliviar os sintomas do esporão.

Palmilha de Gel
Ideal para pessoas que desejam aliviar as pressões nos pés, causadas pela sobrecarga na pisada. Além de aliviar dores como: esporão de calcâneo, fascite plantar e tendinite. Atletas, ginastas e esportistas em geral também fazem o uso do gel por ser mais macio que o silicone.

Na fascite plantar há uma alteração degenerativa no músculo que se estende do osso calcâneo aos dedos (fascia plantar), gerando processo inflamatório doloroso. No esporão de calcâneo há um crescimento ósseo (osteofito) próximo da fáscia plantar, motivado pela tração dos músculos flexores do pé.