Quem tem espondilose pode caminhar?

Perguntado por: upeixoto8 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Exercícios de baixo impacto, como natação, caminhada ou ioga, podem ajudar a fortalecer os músculos da região lombar e melhorar a flexibilidade. Além disso, a prática regular de exercícios pode ajudar a manter um peso saudável, o que reduz a tensão sobre a parte inferior das costas.

O tratamento da espondilose torácica começa geralmente com medidas conservadoras, como por exemplo:

  1. Descanso;
  2. Gelo;
  3. Fisioterapia;
  4. Exercício;
  5. Alimentação saudável;
  6. Medicamentos (como anti-inflamatórios não-esteroides ou relaxantes musculares diagnosticados por especialista).

Pacientes acometidos podem apresentar, principalmente, dor, ardência e formigamento no pescoço, nos braços e nas mãos. Em alguns casos, os ombros e o pescoço podem mostrar-se rígidos e mais fracos, dificultando a movimentação local.

O tratamento para espondilose cervical com ozonioterapia visa combater os fatores que favorecem ou mesmo provocam a doença. Como o problema é causado por alterações na coluna, injeções de ozônio são aplicadas diretamente nas regiões afetadas da mesma.

Conhecida também como osteoartrite lombar, este tipo de espondilose acontece na parte inferior das costas, causando dor na região lombar. Além disso, a compressão e inflamação dos nervos próximos dessa região também pode provocar formigamento, fraqueza e dor nas pernas.

Para a Espondiloartrose, o auxílio-doença normalmente é concedido no início da doença. Esse é um benefício permanente, ou seja, quando o trabalhador não consegue mais retornar às atividades laborais, nem mesmo mudando de atividade.

Tratamento. O tratamento tem como objetivo aliviar a dor e melhorar a mobilidade articular do paciente. Na maioria dos casos, medidas conservadoras, como exercício, fisioterapia, e perda de peso, são suficientes para atingir estes objetivos.

A espondiloartrose lombar e seja o direito à aposentadoria por invalidez, essa doença também é conhecida como espondiloartrite que é uma inflamação crônica por uma lesão da coluna em que as vértebras se fundem umas com as outras. A pessoa acometida por essa doença tem dificuldade para se movimentar.

“A espondilose é um processo fisiológico de envelhecimento da coluna vertebral inerente à espécie humana e que aumenta com a idade”, diz o especialista. Surge como resultado do desgaste das articulações que existem entre as vértebras e dos discos intervertebrais, que se vão acentuando conforme o tempo vai passando.

Desgastes na coluna pode ocorrer em qualquer região anatômica. Assim, espondilose cervical se refere a desgaste na região do pescoço. Espondilose dorsal (ou espondilose torácica) diz respeito ao meio das costas e, espondilose lombar se refere ao desgaste da parte inferior da coluna.

Ela está entre as doenças graves que isentam o trabalhador da carência para acessar os benefícios do INSS. Quais os benefícios que tem direito aos portadores de Espondiloartrose anquilosante? Auxílio -Doença– É possível conseguir esse benefício quando a doença está no início, pois é um benefício temporário.

Diferença entre artrose e espondiloartrose
A diferença entre a artrose e a espondiloartrose é que a primeira é uma doença diretamente ligada ao envelhecimento, acometendo, também, articulações periféricas e coluna vertebral. Já a espondiloartrose, ou espondilodiscoartrose, é a artrose da coluna vertebral.

A espondilose lombar ocorre principalmente na quarta e quinta vértebras lombares (L4-L5), mas pode ocorrer nas outras, inclusive fora da região lombar . A espondilose afeta os discos e consequentemente as juntas facetadas pela perda do material que os constitui.

Para evitar o aparecimento da espondilose cervical ou de problemas degenerativos na coluna, é importante se manter ativo e adotar programas permanentes de mobilidade articular, de atividade física e fortalecimento da musculatura específica da coluna vertebral.

- Quem possui esses problemas não deve realizar corrida, pois provoca alto impacto na coluna vertebral e articulações dos membros inferiores. Esse impacto é potencializado pelo sobrepeso e obesidade, desencadeando dores e processos inflamatórios no sistema ortopédico.

Quem tem hérnia de disco precisa de um tratamento adequado, portanto, converse com seu especialista em coluna para que ele libere você para a prática do ciclismo. Lembre-se sempre de incluir exercícios de fortalecimento e não pedale em casos de dor.

Como é a cirurgia da espondilolistese? Na cirurgia, a vértebra que desliza deve ser fixada e os nervos que estiverem apertados devem ser liberados. A fixação costuma ser feita com a colocação de hastes e parafusos de titânio, sempre que possível pela técnica de artrodese minimamente invasiva de coluna lombossacra.