Quem tem espinhas pode comer amendoim?

Perguntado por: laraujo8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Por serem ricos em vitamina E, os amendoins contêm alta concentração de niacina, o que ajuda a abrir os vasos sanguíneos e melhora a circulação abaixo da pele. Consumida na dose certa, o amendoim pode te ajudar na luta contra as incansáveis espinhas.

Algumas pessoas acreditam que, por ser um alimento que contém gorduras, a pasta de amendoim dá espinha. Mas não é bem assim. O que você come, de forma moderada, não vai te causar espinhas. O caminho, mesmo, é comer de modo equilibrado.

Saiba como diminuir espinhas

  • 1 – Limpe a pele com frequência.
  • 2 – Faça limpeza de pele com um profissional.
  • 3 – Use protetor solar.
  • 4 – Experimente uma loção adstringente.
  • 5 – Aplique tônicos.

Além do benefício de rejuvenescer e firmar a pele, a clara do ovo controla a oleosidade, hidrata a pele e retira as impurezas, evitando acne e manchas. O ovo possui nutrientes com ação antioxidante como os carotenoides, a vitamina A e E, o ácido fólico, o zinco, o magnésio, selênio e o colágeno.

No entanto, o fato é que o amendoim é um alimento que é rico em gorduras, com cerca de 45% a 50% de lipídios para cada grão. E é justamente esse um dos principais motivos de que essa comida em alguns casos é atribuída ao surgimento de cravos e espinhas, visto que o excesso de gordura pode ser prejudicial para a pele.

Mas no geral, o que mais piora a acne são alimentos já conhecidamente prejudiciais à saúde, como industrializados e ultraprocessados, muito gordurosos, embutidos, frituras e a combinação de carboidratos ruins: "Como por exemplo sorvete e brigadeiro", cita a dermatologista.

Elas são provocadas pela obstrução das glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo da pele, e podem ser influenciadas por vários fatores, como excesso de oleosidade, acúmulo de bactérias, desregulação hormonal e tendência à inflamação e ao acúmulo de células e tecidos mortos (queratina).

Isso acontece porque algumas pessoas têm uma predisposição genética em produzir uma grande quantidade de sebo (óleo da pele) que obstrui os poros, criando um ambiente perfeito para o desenvolvimento das bactérias que causam acne.

Para a grande maioria das pessoas, não há contraindicações. No entanto, pessoas que costumam sofrer com herpes devem evitar o seu consumo, pois o amendoim possui alto teor de arginina.

Quem quiser evitar o acne deve também comer pão integral com frequência. O pão integral é rico em selênio, um mineral protetor da pele em todas as suas componentes. Pão com cereais é também altamente recomendável. Quem sofrer de acne pode também comer maçãs com abundância.

Contudo, dependendo da forma como ela é produzida, pode sim ser prejudicial ao nosso corpo, causando inflamações e aumentando o sebo e, consequentemente, a acne. Dessa forma, meninas, a dica aqui é apostar na pipoca caseira, sem óleo, sem o exagero do sal, sem a gordura da manteiga ou açúcares.

chá verde

É recomendado o chá verde, rico em flavonoides, que aliviam o incômodo causado pela acne e reduzem os efeitos negativos da exposição aos raios solares, manchas e inflamações. Também garante a hidratação da pele, diminui o tamanho dos poros e equilibra a oleosidade.

Frituras. Assim como o consumo de açúcar refinado, o consumo excessivo de fritura também impulsiona a produção de hormônios andrógenos, com isso, as glândulas sebáceas produzem ainda mais óleo, o que faz com que a pele fique com um aspecto oleoso.

Luiz, existem alguns fatores que podem piorar o aparecimento das manchas causadas pela acne. São eles: Uso de produtos agressivos na área lesada; Manipulação ou tentativa de extração das acnes (estourar as espinhas e remover os cravos inadequadamente).

Outro hormônio denominado IGF-1 – substâncias naturalmente existentes – funcionam como desencadeadores e complicadores no tratamento da acne. Então, não é mito: leite e derivados pioram a acne.

Coma mais leguminosas para combater a acne na adolescência
As leguminosas - como lentilhas, feijão e grão - têm uma carga glicémica baixa e podem substituir as carnes processadas carregadas de gorduras, que são de evitar para controlar o acne. Além disso, contêm zinco, apontado como um aliado contra este problema.

Quaisquer laticínios, não importa o quão saudável sejam, podem causar acnes, já que estão ligados aos hormônios do corpo e são ricos em estrogênio. Para algumas pessoas eles não fazem mal algum, mas, se você sofre com acne, faça o teste e reduza o consumo.

Pasta de amendoim dá espinha? Por conter óleos e gorduras naturais, a pasta de amendoim, quando consumida de maneira inadequada, pode causar oleosidade e gerar espinhas. Quando consumida de maneira eficiente, não interfere na saúde da pele.