Quem tem esofagite pode beber leite?

Perguntado por: sdomingues . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

Não existe proibição para a ingestão de leite ou outros produtos lácteos. No entanto, é importante escolher queijos suaves, como requeijão, brie e ricota. O iogurte também pode ser uma boa opção para alguém com esofagite, mas evite adicionar frutas, granola ou sementes.

Quem tem refluxo pode comer alimentos de origem animal como leite e seus derivados, mas estes precisam ser desnatados. “A gordura retarda a digestão e aumenta a produção de ácido, por isso, ao consumir leite ou derivados lácteos, é importante que sejam desnatados.

“Por isso, o café é contraindicado para esses indivíduos e deixar de consumi-lo é uma boa medida para recuperar o estômago do mal-estar, especialmente se houver recomendação médica pelo diagnóstico de problemas como esofagite, gastrite, úlcera gástrica, refluxo e azia”, diz ela.

Tratamento. Esofagite é uma doença que pode ser curada. O tratamento está diretamente correlacionado com a causa específica da enfermidade e inclui o uso de medicamentos (antiácidos, antibióticos, antifúngicos) e mudanças no estilo de vida.

O limão tem o poder de deixar o ácido gástrico mais alcalino, o que ajuda a neutralizar a acidez do estômago, evitando o desconforto. Como tomar: Em jejum e antes das refeições, pegue um copo com água morna, adicione uma colher de sopa de suco de limão e misture.

Tome chá de camomila, hortelã ou feno-grego
Esses chás ajudam a reduzir sintomas de refluxo, pois tem efeito calmante para o estômago.

Depois de identificar a causa da esofagite e seguir o tratamento corretamente, os sintomas costumam melhorar já na primeira semana. Porém, a cicatrização total da mucosa pode demorar até oito semanas (cerca de dois meses).

Evite crostas de pão, muffins, pãezinhos, arroz e outros grãos duros e ásperos, que possam irritar ainda mais o esôfago.

Evitar banana, cenoura cozida, arroz, batata e pão branco e com muito fermento; Consumir produtos hortícolas crus ou cozinhados; Privilegiar o consumo de sementes, massas e batata-doce; Optar pelo consumo de fruta (kiwi, ameixas, manga, papaia);

Por último, os cereais integrais, como pão, arroz e macarrão, os tubérculos, como batata, aipim e batata-doce, e as leguminosas, como feijão, grão-de-bico e lentilha são alimentos que não podem faltar na dieta de quem tem refluxo.

Frutas. Frutas como melões, bananas, maçãs e peras são importantes em uma dieta para diminuir as chances dos sintomas do refluxo. No entanto, evite frutas cítricas como laranja, limão e abacaxi, pois, por serem mais ácidas, fazem muito mal para quem está com refluxo.

Doces e açúcar, como biscoitos recheados, bolos, balas e sorvetes são verdadeiros vilões para quem tem a doença. O problema é que o açúcar possui uma rápida digestão, e pode, dessa forma, elevar a fermentação do intestino e causar um desconforto de fundo gástrico.

Assim, alimentos que contenham esse composto podem ser bastante úteis no tratamento da gastrite e da esofagite. Além disso, os antioxidantes presentes na batata doce, como o próprio betacaroteno e a vitamina C, ajudam o corpo a combater o estresse oxidativo, além de terem um efeito anti-inflamatório.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

Principais sintomas da esofagite
Entre os desconfortos estão a azia, ou sensação de queimação, que origina-se na região do estômago e pode alcançar até a garganta. Outro sintoma de esofagite é a dor aguda no peito, sendo que sua manifestação e´tão forte que pode ser confundida com as dores com origem no coração.

(DRGE), causada pelo vazamento de ácido gástrico para o esôfago, pode causar uma sensação de queimação ou constrição sob o esterno, o que pode se assemelhar à dor causada por uma doença cardíaca.

Na presença de alguma doença no aparelho digestivo como esofagite, gastrite… os frutos cítricos (ácidos) podem gerar sensação de dor (queimação). Nesses casos, a recomendação é evitar tais alimentos e tratar a doença de base.

Continuar lendo O que causa a esofagite?