Quem tem epilepsia não pode comer carne de porco?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Márcia Silva, do Bairro Morada Nova, em Caruaru, quer saber se café, refrigerante e carne de porco complicam quem tem epilepsia. Não, o que pode facilitar a crise não é nenhum desses alimentos.

Em seu site, a Associação Brasileira de Epilepsia recomenda gorduras insaturadas e saturadas, tais como óleos vegetais, castanhas, creme de leite, maionese e toucinho. De carboidratos, apenas os complexos, como frutas, legumes e verduras.

Quem tem epilepsia não pode tomar café? Olá ! Não há evidencias de que o uso de café tenha influencia com Epilepsia.

A epilepsia retratada ao longo da história
Na Bíblia encontramos duas descrições de pessoas com epilepsia. Uma está em Marcos 9:14-29 que nos conta o tratamento de um menino que foi trazido por seu pai a Jesus, passagem imortalizada nos célebres quadros de Rafael e Rubens da Transfiguração de Cristo.

Nessas dietas alimentos como arroz (de todos os tipos) podem ser suspensos ou restritos. Se sua epilepsia está sob controle com medicamentos, não é necessária essa estratégia.

Estudos têm mostrado que alguns polifenóis podem apresentar atividade anticonvulsivante em modelo animal de epilepsia. A erva-mate (Ilex paraguariensis) é uma planta rica em polifenóis, compostos com reconhecido potencial antioxidante.

Ainda não se sabe completamente o que causa a epilepsia, porém, pode ter origem de ferimentos sofridos na cabeça, recentes ou não, traumas na hora do parto, abusos de álcool e drogas, tumores e outras doenças neurológicas. O tratamento pode ser feito através de medicação.

Existem duas formas de detectar uma convulsão. Em uma delas, é possível ler o sinal cerebral e perceber a assinatura elétrica que ocorre antes de ela acontecer. Outra forma é monitorar as convulsões por um determinado período e identificar um padrão.

Márcia Silva, do Bairro Morada Nova, em Caruaru, quer saber se café, refrigerante e carne de porco complicam quem tem epilepsia. Não, o que pode facilitar a crise não é nenhum desses alimentos.

Consuma laticínios com parcimônia
Os laticínios costumam conter hormônios e glutamina, substância que prejudica o cérebro e desencadeia convulsões.

Estima-se que a presença de transtornos mentais em pacientes portadores de epilepsia esteja entre as taxas de 30% a 70% dos casos.

De acordo com a medicina popular, o chá de valeriana acalma o sistema nervoso e, por isso, pode ajudar no controle das crises. Para fazer o chá é preciso 1 colher (sopa) de valeriana para cada copo de água filtrada.

Fique tranquila, ele pode tomar o chá.

Não ingerir bebidas alcoólicas, evitar o jejum prolongado e a privação de sono são fatores importantes para impedir casos futuros de crise epiléptica.

Os pacientes com mais tempo de epilepsia apresentam maior área do cérebro comprometida, o que demonstra que a doença provoca um aumento gradativo de atrofias e prejuízos cognitivos, conforme progride.

Tomar café de menos ou de mais pode aumentar risco de crise convulsiva na epilepsia. Tomar café de menos ou de mais pode aumentar o risco de um tipo específico de crise convulsiva em pacientes com epilepsia, mostra nova pesquisa.