Quem tem endometriose sente dor?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 15 votos

Dra. Myrna: A endometriose pode causar vários tipos de dores, de diferentes intensidades. A dor depende do local dos implantes endometriais e do tipo de endometriose (superficial ou profunda). As dores mais comuns são a dor abdominal, a cólica menstrual e a dor para evacuar.

Os principais sintomas de endometriose incluem: cólicas menstruais de forte intensidade; dores durante as relações sexuais; dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação e dificuldade de engravidar.

Além da cólica na parte inferior do abdômen, as pacientes podem se queixar de dores na parte inferior das costas, pélvis, reto ou vagina. As dores também podem aparecer ao defecar e durante as relações sexuais. O aparelho gastrointestinal também sofre as consequências da endometriose.

Entre os alimentos que são conhecidos por causar inflamação, podemos citar: gorduras trans, açúcar, álcool, carne processada e, para algumas pessoas, certos alérgenos como o glúten.

O exame vaginal e retal costuma ser a primeira avaliação para detectar endometriose e, caso o médico identifique anormalidades, ele encaminhará a paciente para realizar outros exames.

Endometriose na parede abdominal
Os nódulos de parede abdominal ficam mais dolorosos e aumentam no período menstrual.

Um dos sintomas muito comuns é a distensão abdominal, ou inchaço abdominal. Esse sintoma é tão comum que chamamos de barriga de endometriose ou endobarriga. Esse sintoma é muito frequente entre as portadoras de endometriose. A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia.

6) A doença pode atingir mulheres desde a primeira até a última menstruação.

A endometriose pode ser confundida com outras condições que podem causar dor pélvica, como doença inflamatória pélvica (PID) ou miomas. Ele também pode ser confundido com a síndrome do intestino irritável (SII), uma condição que causa surtos de diarréia, constipação e cólicas abdominais.

Como vimos, peritônio, ovários, tubas uterinas, bexiga e intestino estão entre os principais órgãos afetados pela endometriose — embora os focos possam se estender para outras partes da região pélvica e abdominal.

A endometriose causa câncer no ovário.
Não há uma relação direta entre a endometriose e o câncer no ovário, contudo, quando ela acontece nessa região pode causar a presença de implantes superficiais ou cistos, que podem ou não ser malignos.

Afinal, endometriose pode virar câncer? “Existem alguns tipos mais raros de câncer de ovário que têm origem em foco de endometriose, porém a indicação da cirurgia independe desse risco”, explica o Dr. Glauco Baiocchi Neto, líder do Centro de Referência em Tumores Ginecológicos do A.C.Camargo Cancer Center.

Os tipos de endometriose

  • Endometriose Superficial:
  • Endometriose Ovariana:
  • Endometriose Profunda:

Uma recente pesquisa do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, apontou que em mulheres que sofrem de endometriose a ocorrência de fadiga é o dobro do que em mulheres saudáveis.

Dienogeste é um medicamentos de uso oral, 2mg , necessitando ser usado uma vez por dia de forma continua e tem efeito eficaz sobre dor provocada pela endometriose.