Quem tem endometriose menstrua todo mês?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

O sintoma mais comum da endometriose, doença que pode afetar a bexiga, o intestino, os ovários e outros órgãos, é a cólica menstrual. As mulheres podem ainda apresentar dor na relação sexual, desconforto ao urinar, fezes e urina com sangue e infertilidade.

6) A doença pode atingir mulheres desde a primeira até a última menstruação.

Outra dúvida de quem tem endometriose e deseja engravidar é se a mulher que sofre com o problema ovula. A ovulação é o processo pelo qual um folículo ovariano é amadurecido e liberado pelo ovário, para que seja fecundado. Quando o acúmulo do endométrio não afeta diretamente ao ovário, a ovulação costuma ocorrer.

Sua duração pode variar de 2 a 7 dias, assim como o ciclo completo pode durar de 21 a 34 dias. Quando essas características oscilam muito é preciso procurar um ginecologista para investigar uma possível patologia.

Dor na parte superior do corpo
Devido à endometriose no diafragma, algumas mulheres podem sentir dor no peito e nos ombros. Em alguns casos, se a endometriose no diafragma for especialmente severa, as pacientes podem até ter dificuldades respiratórias.

A maioria das mulheres que apresentam esse quadro, também tem endometriose em locais ao redor da pelve, como na bexiga e nos ovários. Algumas pessoas acometidas não apresentam quaisquer sintomas, porém outras relatam dor ao evacuar; cólicas abdominais; diarreia; constipação; inchaço e sangramento retal.

Os endometriomas ovarianos, também chamados de cistos de endometriose ou cistos de chocolate, são preenchidos com sangue velho, dando-lhes uma cor marrom escura por dentro.

Embora algumas pacientes não apresentam sintomas, exceto em certos momentos de seus ciclos (menstruação e ovulação), outras são debilitados pela dor todos os dias do mês.

A endometriose pode ser confundida com outras condições que podem causar dor pélvica, como doença inflamatória pélvica (PID) ou miomas.

Irritabilidade, sonolência, sensação de pernas pesadas e letargia são outros sintomas que indicam a ocorrência de fadiga. A pesquisa consistiu no acompanhamento de 1.120 mulheres (560 com endometriose e 560 saudáveis) durante 6 anos.

A endometriose é uma doença crônica, quase sempre hormônio-dependente, caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do útero. Ela é difícil de ser diagnosticada, pois, se manifesta de forma diferente em cada paciente. Além disso, em muitos casos, pode ser assintomática.

Como alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras trans, açúcares simples, frituras, refinados e álcool. Esses alimentos podem aumentar a inflamação no corpo e piorar os sintomas da endometriose, por isso, podem ser considerados os piores alimentos para a endometriose.

Problemas na tireoide, ovários policísticos, mioma uterino e endometriose são algumas doenças relacionadas à falta de menstruação.

A endometriose pode ainda tornar o sangramento menstrual irregular. No entanto, há outros problemas de saúde que podem aumentar o fluxo, como miomas, pólipos uterinos e má-formação do útero.

Problemas intestinais: A endometriose pode afetar o trato intestinal, causando dor abdominal, diarreia, constipação e outros problemas. Se não for tratada, esses problemas podem se tornar graves e afetar a saúde geral. Câncer de ovário: A endometriose pode aumentar o risco de desenvolver câncer de ovário.

Ultrassom Transvaginal ou Endovaginal
O desse ultrassom é analisar órgãos e estruturas pélvicas, como: trompas uterinas, endométrio, ovários e o próprio útero. O benefício do exame é que ele garante mais precisão no diagnóstico do que a ultrassonografia abdominal.

Dor na relação
Nas patologias vaginais ocorrem outros sintomas como vermelhidão, corrimento de cor branca, amarelada, avermelhada ou esverdeada, e coceira ou ardor no local.