Quem tem endometriose fica com a imunidade baixa?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Apesar de não haver nenhuma conclusão médica que aponte as causas da endometriose - doença crônica ginecológica, na qual o tecido endometrial se desenvolve fora do útero, atingindo outros órgãos locais -, estudos apontam que o sistema imunológico também é afetado pela patologia.

RESUMO - A endometriose é condição ginecológica crônica, caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora da cavidade uterina. Apesar da causa ser complexa e pouco elucidada, estudos sugerem fortes associações entre endometriose e anormalidades no sistema imunológico.

A endometriose é mais frequente do que imaginamos e pode ser a causa de dores abdominais, cólicas menstruais, TPM intensa, infertilidade, alterações do hábito intestinal, dentre outros problemas de saúde.

Endometriose profunda
É a forma mais severa de endometriose e, por consequência, a que promove maior grau de infertilidade feminina. Nestes tipos de endometriose, o tecido endometrial invadiu os órgãos dentro ou fora de sua cavidade pélvica. Isso pode incluir seus ovários, reto, bexiga e intestinos.

O resultado mostrou que 51% das mulheres com endometriose sofriam de fadiga, ao passo que apenas 22,4% das mulheres sem endometriose apresentaram a mesma condição.

Entre os fatores que favorecem a sensação de cansaço extremo em portadoras de endometriose estão o desequilíbrio hormonal, o enfraquecimento do sistema imunológico, as dores e o abalo emocional provocados pela doença, o sono irregular, entre outras causas.

A maioria das mulheres que apresentam esse quadro, também tem endometriose em locais ao redor da pelve, como na bexiga e nos ovários. Algumas pessoas acometidas não apresentam quaisquer sintomas, porém outras relatam dor ao evacuar; cólicas abdominais; diarreia; constipação; inchaço e sangramento retal.

É caracterizada pelo crescimento do endométrio, tecido encontrado dentro do útero, em outros órgãos, como bexiga, ovários e intestino. No entanto, com o tratamento adequado, o diagnóstico da endometriose não impede a paciente de ter uma vida normal.

Trata-se de uma doença grave, já que na endometriose profunda o tecido endometrial atinge uma área maior do órgão, sendo ainda mais espesso do que na endometriose comum, provocando dores intensas, fluxo sanguíneo exagerado e infertilidade.

Como saber se minha imunidade está baixa?

  1. cansaço excessivo;
  2. febre e calafrios frequentes;
  3. náuseas, vômitos e diarreia (que pode evoluir para uma desidratação);
  4. herpes labial, estomatite e amigdalite na boca;
  5. herpes na região genital;
  6. perda ou ganho de peso.

ácido ascórbico

Avitamina C(ou ácido ascórbico) é uma das mais famosas quando o assunto é sobre vitaminas para aumentar a imunidade. Além disso, ela tem outras funções importantes no nosso organismo, como facilitar a absorção de ferro e combater os radicais livres. Ela é encontrada principalmente em frutas cítricas, como a laranja.

O que mais causa inflamação crônica além da endometriose? Um estilo de vida inflamatório, como fumar, beber, dormir pouco, não se exercitar e ter uma dieta rica em alimentos inflamatórios pode contribuir para o desenvolvimento de processos inflamatórios crônicos.

Nos pulmões, endometriose pode causar tosse com sangue
No intestino, pode ocorrer dor para evacuar”. Já quando chega aos pulmões, a doença pode provocar tosse com sangramento. Vale ressaltar que os sintomas, geralmente, pioram no período menstrual.

Dor na parte superior do corpo
Devido à endometriose no diafragma, algumas mulheres podem sentir dor no peito e nos ombros. Em alguns casos, se a endometriose no diafragma for especialmente severa, as pacientes podem até ter dificuldades respiratórias.

Ela possui três diferentes maneiras de se manifestar, com distintos graus de desenvolvimento.

  • Endometriose Superficial:
  • Endometriose Ovariana:
  • Endometriose Profunda:

As cólicas são muito comuns durante a menstruação, no entanto, aquelas com endometriose geralmente relatam sentir dores mais intensas do que normal. A dor pélvica e as cólicas podem começar antes e se estender por vários dias da menstruação.

Projeto de Lei. Institui diretrizes básicas para melhoria da saúde das mulheres com endometriose, inclui a Endometriose com manifestação incapacitante no rol de doenças que independe de carência para a concessão de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez, e dá outras providências.