Quem tem dor na coluna pode trabalhar?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

As doenças da coluna podem te afastar do trabalho e ocasionar o recebimento do auxílio-doença no primeiro momento. Porém, dependendo da gravidade, podem incapacitá-lo de forma permanente.

Espondiloartrose lombar
Essa doença afeta os ossos, os discos intervertebrais, os ligamentos e os nervos. Algumas vezes, pelo alto grau de dor e impossibilidade de movimentação, o segurado não conseguirá nem andar.

Quando é possível se afastar do trabalho? Os problemas de coluna que mencionamos hoje, todos podem gerar o afastamento, seja temporário ou definitivo. O que vai definir a necessidade do afastamento é o grau de incapacidade do trabalhador.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna.

Para prevenir o desenvolvimento ou agravamento de problemas na coluna é recomendável fazer exercícios regularmente, manter um peso corporal saudável, verificar a postura frequentemente ao usar o computador no trabalho, efetuar uma pausa de 10 minutos a cada hora trabalhada, utilizar uma cadeira que deixe a postura ...

Dor na lombar é o principal motivo de atestados médicos | Pulmocenter.

Se a pessoa apresentar algum tipo de incapacidade permanente ou sem cura em razão do desgaste na coluna, pode sim se aposentar. Para conseguir a aposentadoria por invalidez não é pelo problema na coluna em si, mas pelas consequências físicas decorrentes.

A lombalgia aguda dura entre alguns dias, até seis semanas – e, neste caso, a dor se trata de um quadro passageiro, geralmente provocado por esforço físico ou má postura. Já no caso de lombalgia crônica, a dor nas costas costuma durar cerca de doze semanas, ou mais e pode estar relacionada à inflamação de um nervo.

9: Dorsalgia não especificada.

A partir de 13/11/2019, a média aritmética simples de 100% (cem por cento) dos seus salários de contribuição passou a ser considerada no cálculo do auxílio-doença, e não mais os 80% (oitenta) como era feito antes da Reforma da Previdência.

Na coluna lombar, a degeneração ocorre mais frequentemente entre as vértebras L4 – L5 e L5 – S1, sendo que, neste caso, quando comprime algum nervo, pode se manifestar com dor na coxa/pernas, parestesia (alteração de sensibilidade), e fraqueza muscular. Além disso, a dor lombar crônica também pode estar presente.

Sim. Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema.

O CID-F06 dá direito à aposentadoria, desde que os sintomas dos transtornos associados impactem na impossibilidade permanente ou temporária de livre exercício do trabalho. Do mesmo modo, é necessário o reconhecimento do nexo causal entre desenvolvimento da doença e ambiente de trabalho.

Além disso, as pessoas que apresentam sintomas de dor após um trauma grave (como um acidente de carro) são aconselhadas a consultar um médico imediatamente. Se a dor lombar interferir nas atividades diárias, mobilidade, sono ou se houver outros sintomas preocupantes, deve-se procurar atendimento médico.

Assim como a Hérnia de Disco ou a artrose da coluna, a Doença Degenerativa do Disco pode causar muita dor nas costas, apesar de nem sempre se manifestar com sintomas. A discopatia degenerativa é uma doença crônica, ou seja, que pode durar por muitos anos ou a vida inteira, e que não tem cura, apenas tratamento.