Quem tem doença celíaca pode tomar glutamina?

Perguntado por: omagalhaes . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Na doença celíaca, a transglutaminase 2 do intestino delgado causa desamidação dos resíduos de glutamina nos peptídeos do glúten, aumentando a estimulação das células T e resultando em dano à mucosa. A inibição da transglutaminase 2 é um tratamento potencial para a doença celíaca.

Beba bastante água. Hidratando o seu corpo, mais rapidamente você amenizará os sintomas. Não só por que ocorre uma "diluição" do glúten, no seu estômago e intestinos, diminuindo a sensação de mal-estar, quanto ajudará o seu corpo a se manter hidratado após episódios de diarreia e/ou vômitos.

As contraindicações existentes para o consumo da glutamina são para o grupo de pessoas que tenham diabetes, já que eles não metabolizam de maneira correta esse aminoácido. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, só devem realizar a suplementação se orientada por um médico.

A suplementação com glutamina pode ajudar no tratamento de síndromes intestinais, como inflamações no intestino, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e condições que cursem com aumento da permeabilidade intestinal. Os tecidos do intestino usam a Glutamina como fonte de combustível para funcionar bem.

Não existe um remédio ou vacina, até o momento, que possibilite o consumo do glúten sem que haja consequências e reações ao organismo", explica o médico.

Pessoas celíacas não podem consumir essa proteína, pois sua ingestão pode levar a sintomas como diarreia, vômitos, dores abdominais, perda de peso, entre outros.

A glutamina também pode ser benéfica em casos de mau funcionamento das células intestinais devido a doenças ou por comprometimento secundário, em alguns casos de doença de Crohn e intolerância à lactose, por exemplo.

Por conta disso, enquanto alimentos que não contém glúten precisam de cerca de 18 horas para serem digeridos por completo, aqueles que são ricos em glúten levam 26 horas em média.

Após suspensão do glúten da dieta, a recuperação da mucosa inicia-se imediatamente, mas o tempo para o total restabelecimento anatômico da mucosa leva vários meses (1 a 2 anos em média).

Brássicas: agrião, brócolis, couve – de bruxelas, chinesa, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete, repolho e rúcula. Brotos: alfafa, de feijão, trevo, etc. Cereais integrais: amaranto, arroz integral ou cateto integral, quinoa. Chás: erva-doce ou cidreira, camomila, hortelã e chá verde.

A doença celíaca (sprue celíaco, sprue não tropical, enteropatia sensível ao glúten) é uma afecção que atinge o tubo digestivo, mais precisamente o intestino delgado, interferindo na absorção dos nutrientes.

Doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas ...

A Glutamina Turbo Black Skull também tem ótimo custo benefício e atua principalmente na regulação do metabolismo, função intestinal e a manter os níveis glicêmicos equilibrados.

Para fortalecer o sistema imune e melhorar o funcionamento do intestino, a glutamina deve ser suplementada pela manhã, em jejum. A dose recomendada pode variar de 5 a 10 gramas. Se você quer desfrutar de todos os benefícios da suplementação de glutamina para o organismo, a Sanavita tem o produto perfeito para você.

Benefícios da Glutamina:
Reduz a dor muscular após o exercício físico; Auxilia para o aumento de massa muscular; Fortalece a imunidade; Ajuda a saúde intestinal.