Quem tem disfagia pode fazer endoscopia?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

A disfagia é uma condição que pode causar dores ao engolir, engasgo frequente, tosse e sensação de comida presa. Os sintomas da disfagia indicam que algo está errado. É preciso procurar um médico para realizar o diagnóstico por meio de uma endoscopia, caso contrário a pessoa pode desenvolver um quadro de desnutrição.

A disfagia por sólidos com piora progressiva pode ser causada por estenoses esofágicas e carcinoma; já a disfagia por sólidos intermitente pode ocorrer devido a membranas esofágicas e esofagite eosinofílica.

O exame endoscópico é o método de escolha para o diagnóstico das lesões causadas pelo refluxo gastroesofágico, permitindo avaliar a gravidade da esofagite e realizar biópsias onde e quando necessário. Deve, pois, ser considerado em primeiro lugar.

A bronquite não impede a realização do exame, só é recomendado que o exame não seja realizado em um momento de crise e o paciente esteja com falta de ar com dificuldade respiratória, para evitar complicação como diminuição da respiração durante o exame. Fora da crise não apresenta risco adicional.

GERAIS: - Trazer o pedido médico -Atentar às orientações de jejum para endoscopia conforme o horário de realização do exame (diurno ou noturno) RESTRIÇÕES: - Não realizados em pacientes com IMC (índice de massa corpórea) igual ou maior a 40 (obesidade grau III).

Tossir ou engasgar ao engolir; Produzir excesso de saliva (baba) que atrapalhe a deglutição; Problemas na fala. Se você tiver um ou mais desses sintomas recorrentes ou com duração maior que três dias, deve procurar ajuda médica para investigar possíveis causas e realizar o tratamento adequado.

Como é o tratamento da Disfagia? É recomendado procurar um médico otorrinolaringologista, ou um médico gastroenterologista, para ajudar no tratamento o paciente também pode ser encaminhado para o fonoaudiólogo.

Alguns dos principais indícios são o engasgamento ou tosse durante as refeições, dor ao engolir ou a sensação de que o alimento fica parado na garganta. Se não identificada e tratada, a disfagia pode ser causa de desidratação e desnutrição decorrentes da dificuldade na alimentação.

O tratamento médico pode incluir o uso de antiácidos ou outros medicamentos para controlar os sintomas da DRGE. Se a disfagia estiver relacionada a problemas de controle salivar ou espessamento da saliva, podem ser prescritos medicamentos para tratar esses problemas.

Para a disfagia esofágica, o tratamento é focado na origem do problema, o que pode ser feito com a prescrição de medicamentos que atuam na inibição da produção de ácidos para pessoas que apresentam refluxo gastroesofágico, por exemplo.

Algumas causas de disfagia orofaríngea

  • Acidente vascular encefálico. Acidentes vasculares encefálicos... ...
  • Doença de Parkinson. leia mais.
  • Esclerose múltipla. ...
  • Alguns distúrbios do neurônio motor (esclerose lateral amiotrófica. ...
  • Arterite de células gigantes.

´Exame respiratório pode substituir endoscopia`
Atualmente, o exame usado para detectar a presença dessa bactéria é a endoscopia - que consiste em introduzir um tubo, com uma microcâmera na ponta, no sitesma digestivo do paciente. Segundo os médicos, o exame respiratório é muito menos traumático.

Um método que poderia substituir a endoscopia seria a cápsula endoscópica: uma pílula que possui uma câmera embutida, capaz de tirar várias fotos do tubo digestivo após ser engolida.

Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.

Asma em fase aguda, portadores de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) ou fizer uso de suporte de oxigênio para respirar) o exame não será realizado.