Quem tem discernimento espiritual?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O discernimento espiritual (ou a Sabedoria divina) nos ajuda a diferenciar o valioso do efêmero; sendo um dom que ultrapassa os ideais humanos, pois capta a Lei do Senhor, gerando um compromisso de vida mais autêntico.

A pessoa que tem discernimento tem a capacidade de distinguir o que é o bem e o mal em si e em sua volta. Quem tem discernimento não cai facilmente em armadilhas, porque consegue compreender as verdades espirituais, vê a intenção por trás de ações e palavras para poder conformar a própria vontade à de Deus.

O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias. A Bíblia diz em Tiago 1:5: “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.” O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.

Ó Deus, envia-me do santo céu a sabedoria, manda-ma do teu trono glorioso, a fim de que ela esteja comigo; assim eu fique a saber o que te agrada. Ela, que sabe e entende tudo, guiar-me-á com prudência em tudo o que eu fizer; proteger-me-á com a sua presença gloriosa.

O discernimento possui algumas ramificações e é empregado na psicologia, na espiritualidade e na filosofia.

  • Discernimento psicológico.
  • Discernimento espiritual.
  • Discernimento no desenvolvimento pessoal.
  • Diferenças entre sabedoria, conhecimento e discernimento.
  • Discernimento Bloodborne.

Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “A voz do Espírito é mansa e delicada, uma voz que mais se sente do que se ouve. É uma voz espiritual que vem à mente na forma de pensamentos instilados no coração”. O Presidente Packer ensinou também: “Recebe-se mais facilmente inspiração em lugares tranquilos.

Como incentivar o discernimento na equipe

  1. Ensine a importância de uma decisão assertiva. ...
  2. Estimule o trabalho em equipe. ...
  3. Ensine por exemplo. ...
  4. Mostre casos famosos. ...
  5. Faça críticas construtivas. ...
  6. Indique livros relevantes.

O discernimento tem a ver com a nossa capacidade de avaliar e de julgar. Mais do que encarar uma situação, implica ter a sabedoria de decidir o que é bom e mau e de tomar decisões assertivas.

Os dons espirituais são distribuídos pelo Espírito Santo de acordo com o seu propósito que é soberano. Dessa forma, observa-se que o propósito dos dons é o serviço a igreja e aos membros e jamais para exaltação própria (BÍBLIA, 1Co 12.11).

Escreva em seu diário o que você precisa fazer para desenvolver esse dom. Reconheça os dons espirituais nas pessoas ao seu redor. Ao fazê-lo, registre o que aprendeu. Você pode perguntar a essas pessoas como elas desenvolveram esses dons ou como elas os usam para ajudar e servir ao próximo.

Sabedoria e discernimento tem significados parecidos, mas sabedoria se refere mais a adquirir conhecimento e ciência e discernimento é a capacidade de separar o certo do errado.

Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar. Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento. Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti.

Que Deus nos dê sabedoria, discernimento e aplicação para sabermos distinguir os sinais do tempo, da natureza humana e divina, e toda natureza que nos cerca! Deus abençoe você!

"Espírito Santo Consolador, concedei-me o dom da fortaleza. Fortalecei minha alma para superar as dificuldades de cada dia, os tormentos das perseguições e as insídias do maligno. Ajudai-me a ser forte em meio às fraquezas espirituais, para que eu seja sinal de Teu amor e bondade.

Salmo 48 - Para tomar decisões com sabedoria
"Grande é o Senhor e mui digno de louvor, na cidade do nosso Deus, no seu monte santo. Formoso de sítio, e alegria de toda a terra é o monte Sião sobre os lados do norte, a cidade do grande Rei.

Deus fala pelos acontecimentos, pelos fatos e pessoas. Deus nos fala, sobretudo, pelo silêncio interior, pela alma do discípulo que quer aprender, que é desejoso e sedento d'Ele, que se coloca na atitude de escuta. Meditação, reflexão e silêncio interior são elementos que não podem faltar em nossa caminhada!

Alguns de nós já experimentaram uma necessidade de autoconhecimento, ou percebemos que precisávamos de compreender melhor o nosso mundo. Isso vai além daquilo que podemos ver e tocar e exige uma conexão que, no fim, nos fará sentir parte do todo em que vivemos.

O Dom de Sabedoria é um dom carismático do Espírito Santo, dom gratuito de Deus, que dá a graça ao homem, inspira o homem a saber como deve ser o seu comportamento em cada situação, em cada vez que tem que resolver um fato ou um problema.

Saiba que o Espírito pode falar com você todos os dias.
Algo que pode nos ajudar a reconhecer Sua voz todos os dias é fazer uma lista de coisas boas que aconteceram ou que nos sentimos inspirados a fazer ou dizer.