Quem tem direito de ficar com a certidão de óbito?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

descendentes: filhos, netos e bisnetos; dependentes: é possível solicitar o afastamento em caso de relação de dependência econômica registrada em carteira de trabalho e previdência social; cônjuge: marido, esposa, relações de união estável ou de casais que moram juntos; parentes colaterais: irmãos.

Esse documento é fundamental para comprovar o falecimento e indispensável no ato de solicitações de benefícios, como pensão por morte e seguro de vida. Além disso, ela é requerida para dar entrada em inventário ou acessar o direito de usufruto e possibilitar novo casamento à parte viúva.

A partir deste aspecto é possível compreender a diferença entre o atestado de óbito e a certidão de óbito. Enquanto o atestado é um documento médico de caráter técnico sobre as causas da morte, a certidão de óbito tem por objetivo a oficialização do falecimento pelo Cartório de Registro Civil.

Além das informações constantes do atestado de óbito, o parente que comparecer ao cartório deve informar o estado civil do falecido, se era casado ou viúvo, o nome da esposa, os nomes dos filhos e se são maiores ou menores, se tem algum filho falecido (nesse caso, o nome da esposa ou do marido, se era casado, e dos ...

Quando o segurado morre, imediatamente o pagamento do benefício é cessado, ou seja, deixa de ser pago. Na verdade, o cartório que registrou o óbito do segurado deve enviar os comprovantes do falecimento para o INSS e, uma vez tornando-se oficial a morte do beneficiário, a aposentadoria deixa de ser paga.

Desta forma, é possível localizar o registro de óbito pelo site www.registrocivil.org.br, para isso basta que o usuário acesse o site e clique na opção “Localizar certidão”, por exemplo.

“É possível imprimir em casa, mas vai valer apenas como uma cópia. O documento mesmo, para usar oficialmente, precisa ser impresso em cartório”, explica Vendramin. O valor do documento é de R$ 22,05, sem as taxas administrativas. No total, a certidão pode chegar a R$ 39,27.

Quanto custa o registro de óbito? Assim como acontece com a certidão de nascimento, a emissão da primeira via da certidão de óbito é gratuita. É importante deixar claro que a cobrança para emissão da primeira via desse documento é considerada uma infração grave.

Em novembro de 2017, a Corregedoria Nacional de Justiça, através do Provimento nº 63, tornou obrigatória a inclusão do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) nos registros e nas certidões de nascimento, casamento e óbito pelos Cartórios de Registro Civil de todo o Brasil.

É muito simples pedir a segunda via da certidão de óbito online. Primeiro você deve acessar o site do cartório 24 horas, selecionar a opção de documento escolhida e preencher o formulário com algumas informações. A mais importante delas é em qual cartório de registro civil a primeira via foi registrada.

Já a certidão de óbito é um documento emitido pelo cartório de registro civil das pessoas naturais e só pode ser obtida com o atestado de óbito.

Quando ocorre a morte de algum contribuinte, o CPF precisa ser cancelado. Se não houver bens a inventariar, o meeiro ou herdeiro (ou seus representantes legais) precisa levar a certidão de óbito a uma unidade da SRF e solicitar o cancelamento do CPF. O cancelamento só não é imediato caso exista alguma pendência.

Esse é o mais conhecido de todos, pois qualquer documentação referente ao histórico da vida das pessoas deve passar por ele. Assim, os registros de certidão de nascimento, de casamento e de óbito devem ser realizados no Cartório de Registro Civil.

Isso implica reconhecer que a omissão, daquele legalmente incumbido da declaração, configura descumprimento de conduta juridicamente imposta. (…) (…) O descumprimento do dever de declarar o óbito se traduz em uma forma de ocultá-lo, como já entendeu o Superior Tribunal de Justiça.

Sim, é sempre necessário informar os bancos onde o falecido tinha contas bancárias do seu óbito, e a conta deve ser encerrada. Se tal não acontecer, não é possível abrir o processo de habilitação de herdeiros, e o acesso à conta por outras pessoas que não o titular, mesmo que sejam herdeiros, fica vedado.

A comunicação se dá por meio do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil do Governo Federal. No entanto, os familiares e dependentes do beneficiário também podem indicar ao INSS o ocorrido, através do portal Meu INSS ou pelo canal 135.