Quem tem direito aos precatórios do INSS?

Perguntado por: vornellas . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Quem tem direito ao precatório do INSS? Tem direito ao precatório, os beneficiários do INSS que entraram na justiça solicitando revisão de aposentadoria, pensão, auxílio-doença e de outros benefícios.

Para receber o precatório do INSS, é necessário ter entrado com um processo judicial contra o órgão. É possível que qualquer cidadão que seja aposentado, pensionista ou beneficiário do instituto entre com uma ação.

Primeiro, entre no site oficial do TRF do seu processo; Depois disso, procure por “Consulta processual”, “Precatórios” ou “Títulos públicos”.

É muito simples consultar precatórios, para buscar as informações por conta própria, basta acessar o site do Tribunal responsável pelo processo. Nas plataformas de cada um, através de consulta online, é possível verificar o status do processo, a lista e ordem de pagamento, além do valor inicial a ser recebido.

Dessa forma, para o pagamento de uma dívida pela União na forma de precatório, esse valor deve ser superior a 60 salários-mínimos. Caso seja menor, o pagamento da quantia devida ocorrerá por requisição de pequeno valor (RPV).

Como consultar precatório federal pelo CPF

  1. Acesse o site do Tribunal de Justiça do seu Estado. Juntamente com o seu documento, navegue pelo menu;
  2. Localize a aba que dá acesso à página dos precatórios;
  3. Preencha as informações exigidas pelo Tribunal. ...
  4. Verifique a situação do seu precatório.

O que é precatório do INSS? O precatório do INSS surge quando o segurado do INSS ganha uma ação judicial contra o instituto e garante o direito de receber os atrasados que ultrapassam 60 salários mínimos no ano vigente.

Quanto tempo leva para receber um precatório? Até 2021, a Constituição Federal determinava que todo o precatório inscrito até 1º de julho de um ano deveria ser pago até o fim do ano seguinte, devidamente corrigido. Após essa data, os precatórios somente serão pagos no ano subsequente.

Uma parcela da dívida do ano de 2022, por exemplo, num valor próximo de R$22 bilhões em precatórios não será paga em 2023. Com a atualização e regulamentação do CNJ, esse atraso foi sistematizado. No ano de 2023 não haverá pagamento de nenhum precatório comum atrasado de 2022 e por consequência, de 2023.

Onde consultar o valor do precatório? Para saber o valor do seu Precatório, é preciso fazer a consulta na seção judiciária do órgão público que possui a dívida. Todos os Precatórios referentes a órgãos federais são lançados nos Tribunais Federais.

Como saber se o precatório foi expedido? Para saber se a expedição de precatório foi realizada, acesse o portal oficial do Tribunal de Justiça em que a ação foi julgada. Ou seja, se o julgamento da ação ocorreu no Tribunal Regional Federal que administra as ações de São Paulo, acesse o site do TRF 3.

Quando ocorre o falecimento do beneficiário do precatório, como proceder? A mudança de titularidade por sucessão no precatório somente ocorrerá após a conclusão do inventário pela via extrajudicial ou judicial e efetiva partilha ou sobrepartilha do crédito inscrito em Precatório.

Os precatórios são instrumentos utilizados pelo Judiciário para requisitar do poder público o pagamento de dívidas decorrentes de processo judicial transitado em julgado.

São estes os casos, por exemplo, do Banco do Brasil, Banrisul e Caixa Econômica Federal. Isso acontece pelo fato de serem estas instituições que recebem os depósitos quando há a quitação das dívidas.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) informa que o pagamento de parte dos precatórios de natureza alimentar inicialmente previstos para 2022, devidos pela União Federal, suas autarquias e fundações públicas, estará disponível para saque pelos beneficiários a partir do dia 31 de agosto de 2022.

Na página www.tjsp.jus.br/precatorios, no item Credores do menu lateral, acesse Lista de Precatórios Disponibilizados e Pendentes de Pagamentos, que direciona para sistema eletrônico de consulta.

O primeiro critério para pagamento é o tempo de requisição de um precatório que está relacionado com a sua expedição. Assim, uma solicitação só entra na fila para pagamento do ano subsequente se expedido até o dia 2 de abril do ano corrente. Depois dessa data, entra apenas na ordem de pagamento do outro ano.