Quem tem direito ao SiSU 2023?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa que fizeram o ensino médio em escolas públicas também têm direito a participar das cotas do Sisu usando a nota do Enem.

Lei de Cotas: as instituições federais devem reservar no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro da reserva, existem oportunidades exclusivas para pretos, pardos e indígenas; alunos de baixa renda e pessoas com deficiência.

Pois é, só pode fazer o Enem quem participou da última edição do Enem por pelo menos dois motivos: O Sisu exige o número de inscrição e senha da edição mais recente do Enem para entrar no sistema. Quem não fez o Exame, ou tenta usar um número de inscrição de edições mais antigas, não consegue se inscrever.

Documentação em comum para todos os casos

  1. Número de inscrição no ENEM do ano anterior.
  2. Senha do site do ENEM.

O SiSU é de graça? Sim! O estudante não precisa pagar nada para participar do sistema. O SiSU não se trata de uma prova, mas de um sistema gratuito para entrar em universidades públicas com a nota do Enem.

Beneficiários. Possuem direito ao programa as famílias cuja renda per capita seja igual ou inferior a R$ 218 mensais ou que estejam inscritas no CadÚnico, o registro oficial de famílias de baixa renda.

A documentação que comprova a parte monetária da renda familiar pode ser bastante extensa, abrangendo itens como cópia da Carteira de Trabalho, extratos bancários, cópia dos contracheques, entre outros.

A primeira exigência para se inscrever no Sisu é ter feito a edição mais recente do Enem. De modo geral, o Sisu não exige uma nota mínima nas provas. Para se inscrever basta ter nota superior a zero na redação.

O processo de Heteroidentificação consistirá exclusivamente em análise fenotípica do candidato autodeclarado preto ou pardo, pela Comissão, a ser realizada através de vídeo e fotografia submetidos pelo candidato no momento da solicitação de matrícula online, do Processo Seletivo do SISU - 2023/2, a Comissão, verificará ...

Portal UFS - Sisu 2023: Candidatos podem facilitar sua comprovação de renda utilizando o CadÚnico do Governo Federal.

Se o(a) candidato(a) se enquadra em algum dos critérios para concorrer às vagas reservadas (também conhecidas por cotas), terá mais chances se concorrer pela reserva de vagas, porque, nesse caso, é colocado na classificação geral e, caso não seja aprovado pela ampla concorrência, ainda tem chance de ser aprovado pelo ...

Caso o candidato não seja aprovado em uma instituição pública através do SiSU, ele poderá tentar o ProUni para uma instituição particular.

Quem pode participar do Sisu? Para participar do Sisu, é preciso ter feito a última prova do Enem, ter conseguido uma nota maior que zero na redação e não ser considerado treineiro (aqueles candidatos que ainda não terminaram o ensino médio e fazem a prova só para ver como estão seus conhecimentos).

Basta informar-se sobre os detalhes de cada processo seletivo. Se você não passou no SiSU, mas quer tentar o processo seletivo no ano que vem, a dica é matricular-se em um cursinho. Há opções de turmais anuais (extensivas) e semestrais (intensivas) com aulas como foco direto no Enem.

Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem de 2022 e tenham obtido nota maior do que zero na prova de redação, desde que não estejam na situação descrita no item 2 do Edital do Enem de 2022, que se refere ao estudante que faz o exame na condição de treineiro.

A principal diferença entre Sisu e Prouni
Enquanto o Sisu oferece vagas em instituições de ensino superior públicas, o Prouni disponibiliza bolsas de estudo para universidades privadas.

Para fazer o Sisu é preciso, obrigatoriamente, ter feito o Enem mais recente, com nota acima de zero na redação. O processo seletivo é aberto a qualquer um que atenda a essas exigências e, diferentemente do ProUni, não tem pré-requisitos de renda familiar e escolaridade.

Com 500 pontos no Enem, você já pode concorrer a uma bolsa e garantir sua chance de estudar em uma boa universidade, com mensalidades bem mais em conta. Veja a tabela com as bolsas e descontos da Uniasselvi: 35% de bolsa com até 450 pontos de média. Sobe para 40% com média de 451 a 500 pontos.