Quem tem direito ao regime semiaberto harmonizado?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O regime semiaberto harmonizado normalmente é concedido aos detentos que estejam mais próximos de progredir para o regime aberto. Há diversos casos em que o sentenciado já poderia estar de tornozeleira eletrônica, contudo, nenhum requerimento nesse sentido foi realizado.

a) Aos condenados a pena superior a oito anos, o regime prisional inicial será obrigatoriamente o fechado (alínea a). b) Aos não reincidentes condenados a pena superior a quatro anos e não excedente a oito anos, o regime prisional inicial poderá ser o semi-aberto.

Entre as regras da prisão domiciliar, estão: residir no endereço declarado à justiça e manter-se em casa por tempo integral, só podendo deixar a residência mediante autorização judicial. Durante esse período, o detido não pode utilizar álcool, drogas, ir em casas de jogos, nem nada que seja ilícito.

Nos termos da Súmula Vinculante n. 56 e do RE 641.320-RG (Rel. Min. GILMAR MENDES, Tribunal Pleno, DJe de 1º/8/2016), a falta de estabelecimento penal adequado não autoriza a manutenção do condenado em regime prisional mais gravoso, sob pena de afronta aos princípios constitucionais da individualização da pena (art.

Regime semiaberto
Nesse modelo, a pessoa pode fazer cursos ou trabalhar em locais previamente definidos fora da unidade prisional durante o dia e regressar no período noturno. Vale lembrar que o trabalho e os estudos também cumprem a função de diminuição da pena (remição da pena).

Após cumprir mais 1/6 (um sexto) da pena no regime semiaberto, passará a cumprir o restante da pena no regime aberto, onde não ficará mais preso, porém, deverá prestar serviços à comunidade e se apresentar mensalmente ao juízo da condenação.

O trabalho externo para presos em regime domiciliar com tornozeleira eletrônica é possível, desde que respeitadas as condições impostas pelo juiz. Essa medida pode auxiliar na ressocialização e reintegração dos detentos, contribuindo para a diminuição da criminalidade.

O juiz terá no máximo 15 dias para decidir sobre os pedidos de benefícios no cumprimento da pena, que terão prioridade absoluta na tramitação.

A progressão para regime semiaberto não confere, como consequência necessária, a autorização de visita periódica à família.

Com o uso da tornozeleira, a pessoa passa a ser monitorada pela Central de Monitoração Eletrônica 24 horas por dia, pelo tempo determinado pelo juiz, para controle e vigilância, com objetivo de cumprir com a decisão da justiça. A tornozeleira informa a movimentação e a localização da pessoa para a Central.

Quem pode usar uma tornozeleira eletrônica
· Para monitorar presos que estejam em prisão domiciliar; · Para monitorar presos que estejam gozando do benefício da saída temporária; · E até mesmo como medida protetiva, em processos e denúncias de violência domestica, evitando que agressores se aproximem de suas vítimas.

Quais são os critérios para solicitar a liberação de viagem? Para solicitar a liberação de viagem, o preso deve estar cumprindo pena em regime semiaberto ou aberto. Além disso, é preciso ter cumprido pelo menos um sexto da pena (no caso de réus primários) ou um quarto da pena (no caso de reincidentes).

10 meses e 66 dias.

SÚMULA N. 444-STJ. É vedada a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para agravar a pena-base.

O cheque é pagável à vista. Considera·se não escrita qualquer menção em contrário. Parágrafo único. O cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emissão é pagável no dia da apresentação.

Súmula 719 do STF ("A imposição do regime de cumprimento mais severo do que a pena aplicada permitir exige motivação idônea").

Segundo informações do Governo Federal, os dependentes de pessoas que estão privadas de liberdade em regime semiaberto também poderão receber o auxílio-reclusão, desde que a prisão tenha ocorrido até a data de 17/01/2019.