Quem tem direito ao CNIS?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Você, trabalhador, ou o seu advogado de direitos trabalhistas, podem ir a qualquer agência do INSS e requerer o CNIS. Será preciso apresentar os seus documentos, RG e CPF, junto ao seu NIT (Número de Identificação do Trabalhador).

Vale ressalvar que quem nunca trabalhou de carteira assinada não tem registro no sistema do CNIS, portanto não pode emitir o documento.

O segurado ou seu advogado pode dirigir-se a qualquer agência do INSS e requerer o CNIS. Peça para o servidor verificar se a pessoa não possui dois NITs (Número de Identificação do Trabalhador), porque isso é comum, conforme contei no vídeo “ Dica previdenciária: verificar se o segurado tem 2 NITs”.

Consultando o CNIS na agência INSS
Você, trabalhador, ou o seu advogado de direitos trabalhistas, podem ir a qualquer agência do INSS e requerer o CNIS. Será preciso apresentar os seus documentos, RG e CPF, junto ao seu NIT (Número de Identificação do Trabalhador).

Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Ligue para 135.

Para tirar o CNIS existem algumas formas: A) Pessoalmente em qualquer agência do INSS; B) por internet banking para correntistas da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil; e C) Pela internet: acessando o portal Meu INSS.

O CNIS é o documento mais importante para a solicitação de qualquer aposentadoria no INSS. Ele é o extrato previdenciário que deve conter todas as informações de sua vida contributiva.

Tutorial resumido para pegar o CNIS pela internet

  1. Clique em "login" e em seguida em "Cadastrar"
  2. Preencha os seus dados e responda as perguntas sobre as contribuições.
  3. Copie a senha provisória e faça login novamente com essa senha e seu CPF.
  4. Clique em Ok na mensagem de senha expirada, cadastre a nova senha e sucesso!

NIS e PIS são a mesma coisa? O PIS e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número, porém a diferença está na forma como são gerados. O Número de Identificação Social (NIS) é gerado pelo chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), feito pela Caixa.

Desde 31 de dezembro de 2008, data da publicação do Decreto nº 6.722/2008, os dados constantes do CNIS relativos a atividade, vínculos, remunerações e contribuições valem, a qualquer tempo, como prova de filiação à Previdência Social, tempo de contribuição e salários de contribuição, conforme estabelece o artigo 10 da ...

Cadastro Único terá a base de dados integrada com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), de acordo com a Portaria Interministerial MPS/MDS n° 30, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira (10.05).

Então para resolver, você deve:

  1. ligar para o número “135”;
  2. agendar o serviço “Atualização de vínculos e remuneração”;
  3. com esse agendamento, um pedido específico vai abrir, vinculada a sua conta do Meu INSS;
  4. apresentar as provas pedidas no Meu INSS.

O Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, é alimentado, principalmente pela GFIP que é a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social. A GFIP oferece informações para montar um cadastro eficiente de remunerações dos segurados da Previdência Social.

Pelo celular
Selecione a aba “Certidões, Declarações e Extratos”; Toque em “Extrato de Contribuições (CNIS)”; Veja os detalhes de contribuição em cada registro; Toque em “Baixar PDF” para obter o documento com todas as informações.

É possível consultar seu tempo de contribuição através da plataforma Meu INSS, utilizando o site ou aplicativo do órgão. Com apenas alguns passos, você consegue verificar vários detalhes sobre seu período de contribuição, simular aposentadoria, entre outros serviços relacionados.

Como saber o tempo de contribuição
Por meio do extrado do CNIS — ou extrato previdenciário — é possível ter todo o histórico de contribuições de um trabalhador na ativa. O documento mostra se os recolhimentos foram feitos corretamente pela empresa ou pelo autônomo todos os meses.