Quem tem direito a triênio?

Perguntado por: avidal . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 5 votos

O triênio salarial se refere a uma remuneração extra concedida após o funcionário completar 3 anos de trabalho efetivo em uma instituição pública ou privada. Ele também pode ser chamado de Adicional por Tempo de Serviço (ATS).

O primeiro Adicional por Tempo de Serviço (Triênio) é pago ao servidor o percentual de 10% (dez por cento) e os seguintes, de 5% (cinco por cento) até chegar ao limite de 60% (sessenta por cento), calculados sobre o vencimento-base do servidor.

Como o limite é de 11 triênios, o percentual máximo que um servidor pode receber é de 60%.

Abono por tempo de serviço - empresa privada "A todo o empregado que completar com mais de 03 anos consecutivos no mesmo emprego, será garantido um acréscimo de 5% aplicado sobre o seu último salário, corrigido e pago mensalmente".

Ou seja, R$ 76,10. >

Atualmente, o Triênio dos Servidores Públicos alcançam um total de tempo, ou seja, 11 Triênios, somando um total de 33 anos de tempo de serviço. Porém, o tempo para Aposentadoria por idade subiu para 75 anos. Contagem máximo de Triênio : 11 (onze).

De acordo com essa legislação, o valor remuneratório é de 1% ao ano sobre o salário do trabalhador e será pago por quinquênio (5 anos), gerando um acumulado de 5%. Esse pagamento se estende por, no máximo, sete quinquênios.

O adicional por tempo de serviço (ATS) trata-se de uma remuneração extra adicionada ao salário base do colaborador ao completar um determinado tempo de casa. A ideia é que a cada ano, o salário do colaborador cresça.

Anuênio, biênio, triênio e quinquênio são todos adicionais por tempo de serviços.

É o chamado quinquênio, que consiste em um acréscimo de 5%, calculado sobre o valor dos vencimentos.

Um benefício que empresas privadas e instituições públicas pagam aos colaboradores que permanecem por um determinado período na companhia: esse é o adicional por tempo de serviço (ATS), também conhecido como quinquênio – pelo fato do acréscimo salarial geralmente ser incorporado após cinco anos.

Quem trabalha para a iniciativa privada tem o direito de permanecer no emprego, o chamado direito à estabilidade, em algumas situações específicas – como gravidez e acidentes de trabalho, entre outras.

O anuênio foi uma espécie de gratificação paga ao servidor estatutário após este ter concluído um ano inteiro de serviço efetivo na Administração Pública Federal. Além disso, o pagamento era devido aos servidores do regime celetista, ligados a autarquias e fundações públicas do Poder Executivo Federal.

Quinquênio: É muito comum o trabalhador se questionar o que é um quinquênio, isso significa a forma de realizar o pagamento do adicional por tempo de serviço ao completar cinco anos, com o aumento de 5%. Há ainda empresas que optam pelo pagamento do triênio (reajuste no salário a cada três anos).

Quinquênio e sexta-parte para todos já! Em 8 de março de 2022, foi sancionada a Lei Complementar 191 que restabelece direitos relacionados ao tempo de serviço para os servidores da saúde e segurança dos três entes federativos: União, estados e municípios.

Em maio de 2020, o governo Bolsonaro editou a Lei Complementar 173, que condicionava os repasses federais apenas aos Estados e municípios que congelassem a carreira de seus servidores, cujo tempo de serviço só voltaria a ser computado em janeiro de 2022.

A data-base do reajuste é sempre o dia 1º do mês definido. Vale destacar que cada categoria tem um sindicato específico. Antes da definição do reajuste, ocorre um processo envolvendo sindicatos, empresas e trabalhadores para chegar a um acordo sobre o valor do aumento. O acordo só é homologado após essa negociação.