Quem tem direito a receber PLR 2022?

Perguntado por: ebotelho . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Algumas empresas pagam aos trabalhadores uma compensação financeira sobre a produtividade de trabalho, chamada de Participação no Lucro dos resultados (PLR). O benefício, é pago aos trabalhadores que atuem de carteira assinada conforme os resultados da empresa.

4. O que deve constar no plano de PLR? O PLR deve ser elegível a todos os trabalhadores da empresa, ou seja, todo mundo deve receber. Além disso é fundamental que ele seja negociado com o sindicato da categoria e com uma comissão interna de funcionários.

Para a PLR quem tem direito são os funcionários registrados em carteira, os contratados para um serviço temporário ou mesmo quem estiver em experiência. Vale pontuar ainda que este é um benefício previsto na CLT para trabalhadores do setor privado, logo servidores públicos não têm direito a PLR.

Confira seu pagamento: conforme comunicado conjunto divulgado neste dia 30, e assinado entre a Fepesp e o Sieeesp (representação das escolas de ensino básico no Estado de São Paulo) você deverá receber um valor adicional de 15% no seu salário, até 15 de outubro, a título de Participação em Lucros e Resultados.

Quem tem direito a receber PLR? Todos os trabalhadores em regime CLT têm direito a receber PLR. Porém, como o benefício não é obrigatório, o recebimento ou não fica condicionado à escolha feita pela empresa. Pessoas que trabalham em outros regimes, sem carteira assinada, não têm direito de receber a bonificação.

As regras para o cálculo da PLR estão descritas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2022/2023. De forma simplificada, para o Itaú, Santander e Bradesco, o cálculo da primeira parcela da PLR dos bancários é dado pela formula "54% do salário + valor fixo".

Caso ocorra o vencimento e este não se concretize, o trabalhador poderá ajuizar uma ação contra a empresa ou reclamar no sindicato, que poderá ajuizar uma ação coletiva, se outros empregados também tenham sido prejudicados.

Conclusão. A Participação nos Lucros e Resultados é uma bonificação paga aos colaboradores com base nos lucros da empresa. Ela deve ser implementada após negociação entre as partes, e o acordo estabelecido traz o momento de seu pagamento, o valor e outras regras básicas.

Para que isso ocorra, contudo, é preciso ter conta corrente ativa no banco ex-empregador ou fazer uma solicitação formal ao RH até o dia 31 de janeiro. O pagamento será feito até 03 de março.

A Lei 10.101/2000 regula a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa como instrumento de integração entre o capital e o trabalho e como incentivo à produtividade, nos termos do art. 7º, inciso XI, da Constituição.

Afastados a partir de 01.01.2022, por doença, acidente do trabalho ou licença-maternidade.

Trabalhador que excede número de faltas não tem direito a participação nos lucros. Trabalhador que excede o número de faltas estabelecidas em acordo coletivo não tem direito de receber parcela de participação nos lucros e resultados da empresa.

A PLR deve ser paga com qual periodicidade? A maioria das empresas costumam pagar a Participação nos Lucros ou Resultados duas ou três vezes ao ano. Porém, de acordo com a lei, o pagamento deve ocorrer no máximo duas vezes por ano (artigo 3º, §2º da Lei 10.101/2000).

Parágrafo Quinto - A título de adiantamento da PLR/2022, a CAIXA promoverá o pagamento, até dia 30 de setembro de 2022, de 50% correspondente ao valor devido a cada empregado, calculado conforme regras constantes deste Acordo Coletivo de Trabalho, considerando o lucro do 1º semestre.

PAGAMENTO. O pagamento do PPR 2022 será realizado em duas parcelas, sendo a primeira em julho de 2022 e a segunda em dezembro de 2022. A primeira parcela será no valor de R$ 2.895,37 (dois mil, oitocentos e noventa e cinco reais e trinta e sete centavos) e a segunda dependerá das metas alcançadas por cada trabalhador.

No entanto, qualquer empresa pode oferecer a PLR como benefício para seus funcionários. Esta é inclusive uma forma de incentivar as equipes a atingirem resultados melhores ao longo do tempo, já que propõe uma nova recompensa financeira diretamente atrelada aos resultados do negócio.

O Bônus, geralmente, é concedido aos cargos executivos e potenciais, podendo ser derivado de uma porcentagem do salário anual ou de múltiplos salários nominais, variando em função dos resultados e performance individual.