Quem tem direito a meia passagem de avião?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

Acompanhantes de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida têm direito a comprar passagens aéreas com 80% de desconto em relação ao valor pago pelo passageiro que tenha problemas de saúde.

O Governo Lula acaba de anunciar que somente estudantes do Fundo de Financiamento Estudandil (FIES) poderão usufruir do benefício de adquirir passagens aéreas por R$ 200.

Além disso, salientou que o objetivo do programa é vender passagens na baixa temporada a estudantes do Fies, funcionários públicos, aposentados e todos os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) — registro que inclui todas famílias com baixa renda mensal, de até meio salário mínimo.

No Brasil, em voos domésticos, bebês de até 2 anos normalmente viajam sem pagar nada, desde que sejam levados no colo de um adulto. Nesse caso, não é preciso comprar um bilhete e nem pagar taxa de embarque. Mas, mesmo assim, na hora da reserva, você deve avisar a cia área de que viajará com um bebê.

Requisitos para usufruir do desconto de meia passagem para estudantes

  1. Comprovante de residência;
  2. Atestado de matrícula;
  3. Período e duração do curso;
  4. Legalização do curso;
  5. Cópia de carteira de estudante ou diploma (professor);
  6. Cópia do RG (frente e verso);
  7. 2 fotos 3×4;
  8. Pagamento de taxa.

Como conseguir desconto em passagens aéreas?

  1. Dicas para conseguir desconto em passagens aéreas. Crie alertas de preços. Baixe aplicativos. Pesquise os preços com certa antecedência. ...
  2. Fique atento às regras das promoções de passagens aéreas.
  3. Checklist para comprar passagens aéreas com desconto.
  4. Próximos passos para sua viagem.

O Projeto de Lei 707/23 obriga as companhias aéreas a disponibilizar marcação de assento gratuito nos voos nacionais, a partir de 72 horas antes do voo, para as pessoas com deficiência, os idosos com mais de 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, os obesos e acompanhantes.

Como comprar passagem aérea barata? Veja 7 dicas úteis para economizar

  1. Tenha datas flexíveis. ...
  2. Use o modo anônimo para fazer pesquisas. ...
  3. Compare preços em diferentes plataformas. ...
  4. Siga companhias aéreas nas redes sociais. ...
  5. Configure alertas de preço. ...
  6. Visite os sites das companhias aéreas. ...
  7. Procure promoções em sites especializados.

Além da bagagem despachada, o passageiro tem direito a levar consigo uma bolsa, mala ou mochila com pertences pessoais e itens de valor, como dinheiro, aparelhos eletrônicos, remédios, etc. É a chamada bagagem de mão.

Funcionamento do Voa Brasil
Os participantes poderão comprar até duas passagens por ano, com direito a um acompanhante em cada trecho. Os bilhetes deverão ser pagos em até 12 vezes com juros, no valor de até R$ 72 para cada prestação. França esclarece que o governo federal não vai entrar com subsídio.

No caso de idosos e pessoas com deficiência, é levado em conta que eles precisam de alguém para acompanhá-los e fazer uma viagem com maior tranquilidade e, nesses casos, esse acompanhante tem direito a um desconto na compra da sua passagem aérea de no mínimo de 80% do valor.

Jovens de 15 a 29 anos podem obter o documento Identidade Jovem (ID Jovem), que permite o acesso a benefícios como viagens gratuitas e meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos.

Se viajar ocupando um assento mediante a utilização de cadeirinha de bebê com o devido sistema de contenção, possui desconto de até 15% da tarifa de adulto, enquanto crianças entre 2 anos completos e 12 anos incompletos possuem desconto de até 15% da tarifa de adulto.

Bebês de até 2 anos incompletos podem embarcar em voos nacionais sem pagar pela passagem aérea. Em voos internacionais, pagam 10% do valor da tarifa do adulto. Tanto nos voos nacionais como nos internacionais, o bebê deve viajar no colo de um adulto responsável maior de 18 anos.

Qual idoso tem direito à gratuidade e ao desconto de 50% nas viagens interestaduais? Idosos com idade mínima de 60 anos e com renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos.

O jovem de baixa renda, na faixa etária de 15 a 29 anos, tem direito à gratuidade nas viagens de ônibus interestaduais. Para isso, é preciso que os passageiros tenham a Identidade Jovem, documento necessário para garantir o benefício.

Se você é jovem com idade entre 15 e 29 anos e pertence à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, poderá obter o seu NIS e também terá direito à meia-entrada.