Quem tem direito a gratificação de dedicação exclusiva?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

O servidor designado para exercer suas atividades em regime de dedicação exclusiva terá direito a percepção de uma gratificação em valor equivalente a 100% (cem por cento) do vencimento básico da respectiva categoria funcional.

VALOR (Atual):
II - R$ 3.000,00 (três mil reais) a ser paga aos integrantes das equipes gestoras em Regime de Dedicação Exclusiva em exercício nas escolas estaduais do Programa Ensino Integral - PEI, conforme disposto no artigo 47 da Lei Complementar nº 1.374, de 30 de março de 2022.

A Consolidação das Leis do Trabalho, através do artigo 457, determina que as gratificações devem ser integradas ao salário, além da importância fixa estipulada anteriormente. Ou seja, segundo o “§ 1º Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador”.

6º O regime de tempo integral e dedicação exclusiva obriga o funcionário ao mínimo de 40 (quarenta) horas de trabalho semanais sem prejuízo de ficar o funcionário à disposição do órgão em que estiver sendo exercido, sempre que as necessidades do serviço o exigirem; o de serviço extraordinário, em regime especial, exige ...

São exceções ao regime de dedicação exclusiva - CONTINUAÇÃO: m) Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso, de que trata o art. 76-A da Lei no 8.112, de 1990; n) Função Comissionada de Coordenação de Curso - FCC, de que trata o art.

A gratificação por função tem por base o tempo que o profissional ocupa seu cargo dentro da empresa. Assim, uma companhia pode estipular que trabalhadores com mais de 10 anos na mesma função passarão a receber uma bonificação anual, por exemplo, e esse valor pode subir proporcionalmente ao tempo.

Com a Reforma Trabalhista, a incorporação dos prêmios, gratificações e bonificações por habitualidade foi extinta, fazendo com que o benefício não seja mais uma parte irredutível do salário por ser oferecido algumas vezes. Os prêmios então passam a ser considerados de forma separada, evitando que integrem o salário.

A 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em decisão proferida no processo TST-RR-20698-18.2019.5.04.0004, definiu que a gratificação de função, mesmo se paga por mais de 10 anos, não incorpora ao salário do empregado.

No “Regime de dedicação exclusiva” o servidor fica proibido de exercer cumulativamente outra atividade remunerada de qualquer natureza, para outro órgão público ou particular, tendo em vista a essencialidade, complexidade, responsabilidade das atribuições.

É possível inferir, que os contratos com dedicação exclusiva de mão de obra são aqueles que necessitam, que para a prestação dos serviços contínuos, exija que determinado trabalhador execute todas as suas atividades dentro da repartição pública, para o cumprimento do objeto contratado pela administração.

Quem trabalha com dedicação chega a ser líder, mas o preguiçoso se torna escravo.

A gratificação salarial é uma espécie de bônus pago pela empresa aos funcionários no intuito de prestar um reconhecimento pelos serviços desempenhados. Ela pode ser oferecida de diversas formas, seja uma gratificação mensal, seja uma porcentagem sobre o salário, por exemplo.

I - Percebida a gratificação de função por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revertê-lo a seu cargo efetivo, não poderá retirar-lhe a gratificação tendo em vista o princípio da estabilidade financeira.

Tipos de gratificação salarial

  • Gratificação funcional. ...
  • Gratificação de Balanço. ...
  • Gratificação de Eventos. ...
  • Gratificação por Habilidade. ...
  • Defina seus objetivos. ...
  • Tenha transparência. ...
  • Documente a bonificação. ...
  • Fique de olho no aspecto financeiro.

I – exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; Chama-se aqui a atenção para o cuidado com que as atribuições do servidor devem ser realizadas.

Com referência à atuação do Professor no Regime de Dedicação Exclusiva, a alternativa correta é: As horas de trabalho pedagógico coletivo e individual que compõem a carga horária total do professor deverão ser cumpridas, em sua totalidade, no âmbito da unidade escolar do Programa Ensino Integral.

Considera-se Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – EBTT do IFRO, o profissional que estiver em efetivo exercício no cargo de professor, após aprovação, nomeação e posse em concurso público. Art. 4º.

O regime de dedicação exclusiva (DE) implica em impedimento do exercício de outra atividade remunerada, seja ela pública ou privada, exceto aquelas elencadas pela Lei n.º 12.772/12, regulamentadas internamente pela Resolução n.º 566/17.

O Regulamento Geral considera dedicação exclusiva o regime de trabalho do advogado empregado “que for expressamente previsto em contrato individual de trabalho”, o que significa abdicação de regulamentação geral. A jornada pode ser alterada, de modo heterônomo, havendo acordo coletivo ou convenção coletiva.

136 - O servidor que tiver exercido função de direção, chefia, assessoramento, assistência, cargo em comissão ou função gratificada, por período de 5 (cinco) anos consecutivos, ou 10 (dez) anos interpolados, poderá aposentar-se com a gratificação da função ou da gratificação do cargo em comissão, de maior valor, desde ...

O valor da gratificação será proporcional ao regime de trabalho do funcionário, nos seguintes termos: 45% do vencimento básico inicial para servidores com carga horária de 30 horas semanais.