Quem tem direito a férias prêmio?

Perguntado por: lcapelo . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Para ter direito à licença prêmio, o servidor público deve cumprir alguns requisitos, como ter exercido efetivamente suas funções pelo período de cinco anos e não ter faltas injustificadas ao longo desse período. Além disso, o servidor não pode ter sofrido penalidades disciplinares durante os últimos cinco anos.

Mas afinal, atestado médico pode mesmo levar a perda da licença prêmio? O Estatuto do Servidor prevê que o Servidor Público perde o direito a Licença Prêmio se, entre outros motivos como suspensão, atingir, no período de cinco anos, mais de 45 faltas justificadas em seu local de trabalho.

Sendo assim, o servidor público federal tem a cada período de uma licença prêmio, 5 anos, o direito a indenização de três meses de salário. E ainda, para cálculo do valor da licença prêmio indenizada é considerado o valor do último salário de ativo do servidor público federal.

Como calcular o valor das Férias-Prêmio
Ou seja, para você saber qual será o valor devido das férias-prêmio em espécie, basta multiplicar sua última remuneração antes de se aposentar pelo saldo que você possui de férias-prêmio.

A licença-prêmio dos servidores públicos federais foi extinta e em seu lugar surgiu a licença para capacitação, como mencionado. Nela está estipulada a concessão de licença pelo mesmo período de três meses ao servidor após cinco anos consecutivos no efetivo exercício de função ou cargo público.

A Lei n. 6.862, de 9 de agosto de 1962, revogou o § 2º do artigo 1º da Lei n. 2.069/52, que passou a vigorar com a seguinte redação: "Artigo 1º - O funcionário público com direito ao gozo de licença-prêmio poderá optar pelo recebimento em dinheiro, de importância correspondente ao período total da licença.

ART. 7º , III DA LEI 12.016 /09. CONFORME APONTA A JURISPRUDÊNCIA, O DEFERIMENTO DO GOZO DA LICENÇA PRÊMIO DEPENDE DE ATO DISCRICIONÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, PODENDO SER NEGADA A BEM DO SERVIÇO PÚBLICO.

Para desempenho de mandato classista; Tratamento de saúde; Licença à gestante, à adotante e licença-paternidade; Licença por acidente de serviço.

Desconta: faltas abonadas, justificadas, injustifrcadas, IAMSPE (falta médica) licença saúde, licença família, paralização de transporte coletivo, participação em concurso, afastamento paratratar de assuntos particulares (art.

Quinquênio: É muito comum o trabalhador se questionar o que é um quinquênio, isso significa a forma de realizar o pagamento do adicional por tempo de serviço ao completar cinco anos, com o aumento de 5%. Há ainda empresas que optam pelo pagamento do triênio (reajuste no salário a cada três anos).

Não há um momento exato em que o prazo da Licença Nojo deve começar determinado pela CLT, porém os tribunais consolidaram o entendimento de que ele é iniciado no dia seguinte ao falecimento, via de regra.

A licença-prêmio por assiduidade é direito anteriormente previsto na redação original da lei 8.112/90 e possibilitava ao servidor(a) público(a), a cada cinco anos ininterruptos, se ausentar por três meses de seu cargo, mantendo a remuneração correspondente.

O que é? O abono de permanência é um benefício pecuniário concedido ao servidor ativo, no valor equivalente à sua contribuição previdenciária, que opte por permanecer em atividade após ter cumprido todos os requisitos para aposentadoria voluntária, até completar os requisitos para a aposentadoria compulsória.

Assim, ficaram suspensas a contagem do tempo para aquisição de: ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO (QUINQUÊNIO), FÉRIAS-PRÊMIO E SEXTA-PARTE, durante o período de 28/05/2020, data de vigência da Lei, até 31/12/2021. O tempo para aquisição desses direitos voltará a ser contado a partir de 1º de janeiro de 2022.