Quem tem direito a cesária pelo SUS?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

O Projeto de Lei 768/21 garante à gestante atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o direito de optar pelo parto por cesariana e, em caso de parto normal, de receber anestesia caso não haja impedimentos médicos.

Segundo Álvares, a nova tabela ainda está sendo estudada pelo ministério. Ele adiantou que existe a possibilidade de, no futuro, o SUS pagar mais pelo parto normal do que por uma cesariana. Atualmente, o valor unitário de um parto normal na rede do SUS é de R$ 317,39 e o de uma cesárea, de R$ 443,68.

Geralmente, quando o atendimento é realizado pelos SUS, a maternidade indicada é aquela que se encontra mais próxima do local de residência da gestante. Porém, toda gestante tem direito ao conhecimento prévio do local onde será realizado o parto.

"Ao optar por uma cesárea agendada, você e seu médico estabelecem uma data em que entrarão no hospital de maneira razoavelmente tranqüila e despreocupada, e ele extrairá seu bebê através de um pequeno corte acima dos seus pêlos pubianos.

"A mulher tem direito a ter um acompanhante, a ser respeitada e a não sofrer violência obstétrica — o que inclui a violência física, verbal, psicológica e sexual", diz a advogada Danielle Corrêa, especialista em Direito da Família, Médico e da Saúde e membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

A maioria dos obstetras nem estão realizando os partos pelo plano de saúde, estão cobrando um valor à parte, pois consideram o valor que recebem pouco. E o parto natural tende a ser o dobro da cesariana.

A gestante deve buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), levando um documento de identificação e comprovante de residência. O SUS oferece o serviço de pré-natal às gestantes de todo o País.

No caso de mães que passaram por um parto cesárea é preciso ficar pelo menos 72 horas internada, já que passaram por um procedimento cirúrgico e precisam ficar um tempo em observação, sem contar que as dores impedem que a mulher saia normalmente logo após o parto.

Outra dúvida é: 9 meses se iniciam com 38 semanas, mas o bebê pode nascer com 9 meses e 1 semana (39 semanas), 9 meses e 2 semanas (40 semanas), 9 meses e 3 semanas (41 semanas), 9 meses e 4 semanas (42 semanas).

Geralmente, a alta hospitalar ocorre após 48 horas, tanto para parto normal quanto cesariana, de acordo com a avaliação médica. A atividade sexual é recomendada após 40 dias depois do parto, respeitando o conforto e desejo da puérpera.

Por isso que a cesárea passa a ser a mais recomendada para os casos em que o bebê esteja na posição pélvica. Mas não é uma regra não! Mesmo que o bebê esteja na posição pélvica, ainda assim é possível fazer o parto normal, porém com algumas precauções.

Sim, tanto o parto quanto o Pré-Natal podem ser realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pois de acordo com as normas do órgão todo o paciente tem o direito de buscar atendimento público para saúde.

O ideal é entregar o plano de parto quando der entrada no hospital, apresentar para o Obstetra ou para a Enfermeira que estará na assistência e pedir que assinem (ou carimbem) uma cópia, antes de anexar ao prontuário. É interessante levar várias cópias.

Nesse sentido, a funcionária grávida pode faltar ao trabalho pelo menos 6 vezes durante a gestação para realizar consultas médias e exames complementares, como o pré-natal. Para que esse direito seja garantido, basta que a gestante apresente à empresa o atestado médico que justifique sua ausência.

Com 36 semanas de gestação, está entrando no 9º mês e o bebê já mede cerca de 47,4 cm e pesa cerca de 2,6 kg. Sim, ele já está muito grande e a mamãe sente todo esse vigor em seus movimentos. Agora já um bebê a termo, ele não é mais considerado prematuro.

A duração média da gravidez é de 280 dias, ou 40 semanas. Mas não há como saber exatamente quando você entrará em trabalho de parto. A maioria das mulheres dá à luz entre 38 e 41 semanas de gravidez. Quanto mais você souber sobre o que esperar durante o trabalho de parto, melhor preparada estará quando ele começar.

No dia da cirurgia
São necessárias pelo menos 8 horas de jejum antes de uma cesariana programada. Isto signifi- ca que não deve ingerir alimentos sólidos ou líquidos com polpa durante este tempo. Pode beber água ou chá (com ou sem açúcar) até duas horas antes da cirurgia.