Quem tem direito a bolsa de 100% no ProUni?

Perguntado por: njesus . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Quem tem renda acima de três salários mínimos; Quem não fez a última edição do Enem; Participantes do Enem com nota abaixo de 450 pontos; Estudantes de escola particular – a única exceção é para estudantes de escolas privadas que são bolsistas integrais.

Prouni: como funciona? O sistema do ProUni é totalmente automatizado e seleciona os candidatos de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota mais recente adquirida no Enem servirá para a participação no processo seletivo.

Consegui bolsa de 50% pelo Prouni, posso tentar 100%?
Não, os critérios para bolsa parcial ou integral são diferentes e não há como alterar a bolsa.

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Como posso perder a bolsa do ProUni? A bolsa de estudo poderá ser encerrada nos seguintes casos: não realização de matrícula no período letivo correspondente ao primeiro semestre de usufruto da bolsa, ou seja, o bolsista é contemplado com a bolsa, mas não comparece.

Só que conseguir uma bolsa pelo ProUni não é tão fácil quanto se imagina. Existem, por exemplo, vários requisitos de participação. As bolsas são distribuídas de acordo com a renda, nem todo curso tem vaga disponível naquela edição e por aí vai. São muitas questões que pairam na cabeça dos futuros candidatos.

A renda familiar no Prouni deve ser maior que um salário mínimo e meio e igual ou inferior a três salários mínimos. Nesse caso, a bolsa oferecida pelo programa é de 50% do valor da mensalidade do curso.

É importante lembrar que, para ingressar em uma faculdade pública, é necessário passar em um processo seletivo, como o do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou vestibulares específicos, como a Fuvest. De todo modo, não é somente através de faculdades públicas que você consegue estudar de graça.

Para financiar a sua faculdade, você pode pedir um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação, o FIES. Assim você consegue fazer a faculdade e só começar a pagar depois, quando conseguir um emprego.

O que o Prouni não paga? A bolsa do Prouni é referente às despesas com anuidade ou semestralidade dos encargos educacionais da faculdade particular. Mesmo para bolsistas integrais, existem algumas despesas que não entram no benefício e o estudante precisa se programar para pagá-las.

Caso uma pessoa minta em relação a sua renda familiar ou em qualquer outro aspecto durante o processo de inscrição, como os documentos do Prouni, ela pode ser desclassificada do programa e, caso já esteja matriculada na instituição de ensino superior, pode ter sua bolsa cancelada.

Prouni MEC 2023: critérios socioeconômicos para participar
A renda é mais um dos critérios do Prouni, além de ter de atender aos demais pontos, se a renda familiar do candidato for superior a três salários mínimos, não será permitida a participação no processo seletivo Prouni.

Quais as desvantagens do Prouni? Por não ser necessário pagar, a concorrência no Prouni é maior, o que requer uma nota melhor no Enem. Tirar a nota mínima não significa que a bolsa será concedida.

Empreendedorismo: entre 500 e 605 pontos. Enfermagem: entre 565 e 710 pontos. Engenharia Civil: entre 590 e 740 pontos. Engenharia de Produção: entre 600 e 715 pontos.

Extratos bancários dos últimos três meses, quando for o caso. Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

- O que acontece se minha renda aumentar? Perco a bolsa? Os bolsistas do ProUni não precisam comprovar a renda a cada semestre, mas se a renda aumentar substancialmente a recomendação é avisar o Ministério da Educação (MEC), que tomará a decisão sobre o cancelamento ou não da bolsa.

Para concorrer às mais de 95 mil bolsas integrais do ProUni, o estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 622,15). Para as 60.722 bolsas parciais, a renda familiar por pessoa deve ser de até três salários mínimos (R$ 1.245).