Quem tem direito a 100% do ProUni?

Perguntado por: icampos . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Quem tem renda acima de três salários mínimos; Quem não fez a última edição do Enem; Participantes do Enem com nota abaixo de 450 pontos; Estudantes de escola particular – a única exceção é para estudantes de escolas privadas que são bolsistas integrais.

1) Professor da rede pública de ensino (apenas para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica). 2) Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública.

Não vamos mentir: conseguir uma vaga no ProUni pode ser bem difícil, dependendo da sua escolha. Cursos como Medicina, Odontologia e Engenharia, por exemplo, podem exigir uma média altíssima no Enem ? chegando próxima a 800 pontos. Porém, como nem tudo é pedreira, existem sim cursos que são mais fáceis de entrar.

Como posso perder a bolsa do ProUni? A bolsa de estudo poderá ser encerrada nos seguintes casos: não realização de matrícula no período letivo correspondente ao primeiro semestre de usufruto da bolsa, ou seja, o bolsista é contemplado com a bolsa, mas não comparece.

Por exemplo, se o estudante cursou oito disciplinas no último período, ele pode reprovar em apenas duas. Caso ele tenha uma taxa de reprovação maior que isso, os professores responsáveis pelas reprovações e o coordenador do Prouni analisarão se o aluno perderá a bolsa de estudos.

Quem pode participar do Prouni 2023
De acordo com os editais do Prouni podem concorrer a uma vaga quem participou do Enem do ano anterior, obteve nota igual ou superior a 450 pontos na média das 5 provas. Além disso, é preciso ter tirado nota acima de zero na redação.

Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à segunda opção, o candidato: Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso.

Extratos bancários dos últimos três meses, quando for o caso. Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

O programa governamental beneficia o estudante com bolsas correspondentes à metade ou à totalidade das mensalidades. Logo, para calcular o desconto do Prouni, você deve identificar em qual perfil de renda se encaixa, somando os ganhos dos membros da sua família e dividindo pelo número de pessoas.

Há dois tipos de bolsas de estudo oferecidas pelo ProUni: Bolsa integral: cobre 100% do valor da mensalidade do curso. Bolsa parcial: cobre 50% do valor da mensalidade do curso, cabendo ao aluno arcar com os custos da outra metade.

Sancionado em janeiro deste ano, o Programa Universidade para Todos (ProUni) converte impostos não pagos por instituições privadas de ensino superior em vagas para alunos de baixa renda. Antes mesmo do ProUni, 85% do sistema privado já tinha isenção total ou parcial de tributos.

A renda familiar no Prouni deve ser maior que um salário mínimo e meio e igual ou inferior a três salários mínimos. Nesse caso, a bolsa oferecida pelo programa é de 50% do valor da mensalidade do curso.

450 pontos

Além de ter obtido, na prova de redação, nota maior do que zero, o candidato deve obter 450 pontos na média das notas das provas do Enem.

Para solicitar o financiamento, você deve ter participado do Enem (a partir de 2010), com média igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação. Outro critério é o da renda familiar mensal, que tem que ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

O ProUni tem dois tipos de bolsa: integral e parcial. Elas são concedidas conforme a renda apresentada pelo candidato.

Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade. Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição.

O programa exige aproveitamento acadêmico (aprovação) de no mínimo 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo. Exemplificando: um estudante que cursa quatro disciplinas em um período letivo deverá ser aprovado em, pelo menos, três disciplinas, o que representa um percentual de aprovação de 75%.

Os candidatos reprovados por não formação de turma continuarão a concorrer na chamada seguinte. Caso não sejam pré-selecionados, podem manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni.