Quem tem diástase pode fazer agachamento?

Perguntado por: umoraes9 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

“Exercícios como abdominais tradicionais, pranchas, agachamento com barriga nas costas, agachamento total, saltos sobre a caixa, jump, corrida, pular corda, podem piorar a diástase e também escapes de xixi”, pontua.

Isso acontece porque muitos exercícios que se faz na academia trabalham de forma negativa para quem tem diástase. Por exemplo os abdominais tradicionais não devem ser realizados depois da gravidez sem antes você ter a recuperação de força – tônus dos músculos abdominais e do assoalho pélvico.

Exercícios para corrigir a diástase
Tesoura: Deite no chão, apoiando a lombar, os ombros e a cabeça nele. Eleve as pernas, mantendo os joelhos flexionados em 90 graus. Contraindo o abdômen, desça uma perna de cada vez, sem permitir encostar o pé no chão.

Sintomas de Diástase
Os sintomas estéticos podem ser o aspecto de barriga inchada, flacidez e a cintura sem curva, ou seja, reta. Além disso, pode-se perceber um afundamento na região, quando está na postura ereta, conforme ilustrado na imagem abaixo.

2 - E quanto tempo leva a diástase abdominal a fechar espontaneamente após o parto? Deverá fechar de forma espontânea no máximo até 8 semanas depois do parto. Quando isso não acontece é necessário fazer tratamento.

Existe um teste para verificar a existência da diástase. Você deve: Deitar de barriga para cima e pressionar os dedos cerca de 2 cm acima e abaixo do umbigo; Contrair o abdômen, como se fosse realizar um exercício de abdominal.

O valor de uma cirurgia de diástase varia de R$ 10.000,00 a R$ 25.000,00, dependendo da extensão da cirurgia, das técnicas aplicadas pelo cirurgião e da cidade em que você está.

Normalmente, diástases de até dois centímetros não precisam ser operadas por não trazer prejuízos ao paciente. Quando a diástase abdominal tem esse comprimento, normalmente o paciente vai ter um abaulamento da região que pode trazer um desconforto estético, e que pode ser resolvido com a ajuda de exercícios físicos.

Os tratamentos para corrigir a diástase abdominal, e voltar a ter uma barriga durinha novamente são: exercícios, fisioterapia ou a cirurgia, principalmente quando o afastamento é maior que 5 cm e os exercícios não foram eficazes para corrigir a situação.

A prática de exercícios físicos específicos é o caminho para trazer a musculatura de volta ao normal. Só que se os exercícios forem feitos de forma equivocada ou se problema persistir após 6 meses, mesmo com atividade física, a opção é a cirurgia para reparação do tecido muscular – a abdominoplastia.

Além disso, deve-se evitar o ganho de peso excessivo, mantendo uma dieta equilibrada. Mulheres que já tiveram diástase, possuem chances maiores de desenvolver o problema em gestações futuras.

Deite-se no chão apoiando o quadril, as costas, os braços e a cabeça confortavelmente. Flexione os joelhos, mantendo os pés paralelos ao quadril, firmados no chão e virados para frente. Eleve o quadril em direção ao teto, inspirando fundo, e desça expirando e contraindo o abdômen. Repita por 10 vezes.

Não deve usar cintas, a cinta faz com que o músculo fique ainda mais "preguiçoso" e com baixo tônus. oque faz piorar e enfraquecer ainda mais o seu abdome. Existem alguns exercícios que podem ajudar (método hipopressivo), mas apenas ajudam se o médico após avaliação lhe deu a possibilidade de reversão sem cirurgia.

Tomar muito água e líquidos beneficia a recuperação dos músculos. Além disso, é bom para melhorar a produção de leite. Também é recomendável manter a pele hidratada por fora, através de óleos naturais que ajudem a recuperar a elasticidade.

Para diagnosticar a diástese o médico precisa realizar uma avaliação da parede abdominal. Um médico cirurgião seria o mais habilitado: cirurgião plástico ou cirurgião do aparelho digestivo ou cirurgião geral.

O músculo reto abdominal ou diástase abdominal pós gravidez, se apresenta na forma de um estiramento causado pelo enfraquecimento da musculatura abdominal. Isso pode acontecer de várias formas e vai do grau 0 ao 4.

É possível desconfiar de que se está com uma diástase depois do parto ao sentir a região abaixo do umbigo muito mole e flácida ou observar uma protuberância no abdômen ao levantar algum peso, agachar ou tossir, por exemplo.

Obviamente, exercícios abdominais são super indicados, pranchas e exercícios usando o peso do corpo, que não demandam muito tempo, só alguns minutos por dia.

A diástase abdominal pode facilitar a ocorrência de hérnias abdominais, principalmente umbilical. Ou seja, é possível que o paciente apresente um quadro de diástase de retos abdominais com ou sem hérnia.

Afastamento dos músculos que pode chegar até 10 centímetros.

Sintomas da diástase abdominal
A condição pode provocar sintomas como dor na região lombar, problemas de postura, prisão de ventre, inchaço, dificuldades em respirar ou se mover normalmente e até mesmo perdas involuntárias de urina.