Quem tem diabetes têm isenção do IPVA?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Devido aos enormes gastos com alimentação, medicamentos, tratamento médico e hospitalar, todos os portadores de diabetes mellitus ficariam isentos de IPI, IOF, ICM e IPVA, semelhante aos portadores de deficiência física.

5 direitos que todos os diabéticos precisam conhecer

  • 1.1 Medicamentos gratuitos.
  • 1.2 Plano de saúde não pode negar contratação.
  • 1.3 Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.
  • 1.4 BPC/Loas.
  • 1.5 Saque do PIS/PASEP ou do FGTS.

Isenção do IPVA por doença
O proprietário do veículo que tenha alguma doença mental ou física pode solicitar isenção do IPVA 2023. No entanto, é necessário observar a regulamentação em cada região.

1º da Lei nº 8.899, de 29 de junho de 1994, passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 1º É concedido passe livre às pessoas portadoras de deficiência ou de diabetes melito, comprovadamente carentes, no sistema de transporte coletivo interestadual.

Proposta considera diabetes autoimune como deficiência física para efeito legal. O Projeto de Lei 2687/22 classifica o diabetes mellitus tipo 1 (autoimune) como deficiência para efeitos legais. Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, o Poder Executivo criará instrumentos para avaliação da deficiência.

Agora, para ter a isenção do IPVA-PCD 2022, é necessário que até 31/7 o proprietário protocole o pedido no Sivei, com toda documentação exigida pela legislação. Caso o pedido seja deferido, será garantida a isenção do IPVA 2022.

Como mencionado no tópico anterior, o interessado deve preencher um requerimento para conseguir a isenção de IPVA por doença grave, o qual pode ser encontrado no portal da Secretaria da Fazenda do seu estado, geralmente na aba de isenções ou dispensa, localizada na seção de IPVA no site.

Isenção do IPVA: descubra quem tem direito ao benefício

  1. Veículos com 10 anos de fabricação.
  2. Veículos com 15 anos de fabricação.
  3. Veículos com 20 anos de fabricação.
  4. Redução de IPVA gradativa ou por ano de fabricação do veículo. Redução gradativa do IPVA. Carros fabricados até o ano de 1985.

Para emitir o documento, basta que a pessoa portadora do diabetes procure uma das unidades do PROCON/VIVA, levando Certidão de Nascimento ou Casamento e laudo do endocrinologista que comprove a patologia.

Para os que já têm diagnóstico de diabetes, o (SUS) oferta gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, atenção integral e gratuita, desenvolvendo ações de prevenção, detecção, controle e tratamento medicamentoso, inclusive com insulinas.

O portador da CID 10 E11 pode ter direito a auxilio doença ou aposentadoria por invalidez, desde que a enfermidade esteja atestada em laudo médico e seja confirmada na perícia formulada pelo INSS ou pela Justiça Federal. É normal que algumas pessoas falem que o INSS nega vários benefícios para quem possui a Diabetes.

A isenção do IPVA para pessoa com deficiência está confirmada para o exercício de 2022 para o veículo de placa , desde que não haja alteração do proprietário do veículo e o valor venal do veículo seja inferior a R$ 100.000,00.

Isenção de IPVA 2022 para carros 2001 ou mais antigos
Por sua vez, os motoristas e proprietários de veículos dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre, Alagoas e Rio Grande do Sul podem contar com a isenção do tributo para veículos fabricados em 2001 ou se forem ainda mais antigos.

Confira. Em se tratando da própria nomenclatura, o imposto é um tributo obrigatório cobrado pelo Governo. Na prática, é um valor que você paga e contribui para poder custear as despesas administrativas do Estado.

Quem tem diabetes pode dirigir sem qualquer restrição, ao menos do ponto de vista legal. É que não existem regras específicas para habilitar portadores dessa doença no Brasil, onde ela atinge 13 milhões de pessoas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

No Brasil, é possível viajar de ônibus de graça. As gratuidades são concedidas a idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda de 15 a 29 anos e crianças de até seis anos incompletos.

Ou seja, o portador de diabetes pode requerer na Justiça o saque do seu fundo de garantia para a aquisição, por exemplo, de uma bomba de infusão de insulina, para seu próprio tratamento ou mesmo de qualquer de seus dependentes.

Tem direito ao benefício pessoas com deficiências ou patologias que dificultam ou impedem a mobilidade. Elas podem adquirir veículos novos a cada dois anos sem a incidência de IPI e IOF (impostos federais) e ICMS e IPVA (estaduais) - mas se venderem antes de dois anos, têm de pagar os tributos.

Para retirar seus os materiais pelo governo, é preciso ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa e se cadastrar como paciente com diabetes no SUS ou no Hiperdia (Sistema de Informação em Hipertensão e Diabetes). No mesmo local, deve se apresentar a receita médica com os insumos prescritos pelo médico responsável.