Quem tem diabetes tem direito a algum benefício?

Perguntado por: elacerda . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

Sim! Quem tem diabetes pode ter direito à aposentadoria por invalidez, chamada de aposentadoria por incapacidade permanente desde a Reforma da Previdência (13/11/2019).

O paciente com diabetes tem direito a receber diagnóstico e tratamento do diabetes nas unidades de saúde do SUS, bem como os medicamentos necessários ao tratamento.

A aposentadoria por invalidez para pessoas com diabetes é possível desde que seja comprovada a incapacidade permanente de trabalho. Enquanto a pessoa com diabetes consegue continuar trabalhando, o benefício não é concedido.

Auxílio doença nos casos de Diabetes
Para esse benefício o paciente diabético pode conseguir solicitar o auxílio doença quando tiver que passar por algum tratamento onde não será possível realizar as suas atividades diárias.

Outro direito é o de que o diabético pode vir receber o (BPC/LOAS) benefício de prestação continuada, desde que a renda por pessoa do seu grupo familiar seja inferior a ¼ do salário-mínimo vigente. Assim, caso a aposentadoria não puder ser solicitada, uma opção é requerer este benefício.

Quem tem diabetes tem direito à aposentadoria? Sim! Quem tem diabetes pode ter direito à aposentadoria por invalidez, chamada de aposentadoria por incapacidade permanente desde a Reforma da Previdência (13/11/2019).

salário de benefício é calculado com 100% da média aritmética dos seus salários); sob o cálculo aplica-se a alíquota de 91% (por exigência da lei); esse valor é limitado à média dos 12 (doze) últimos salários-de-contribuição; o valor formula corresponde a Renda Mensal Inicial do auxílio-doença.

No Brasil, mais de 16 milhões de pessoas sofrem de diabetes de algum tipo. Com o agravar da doença, o paciente pode ficar debilitado a ponto de não poder mais exercer funções laborais. Nesse caso, o auxílio doença pode trazer amparo financeiro durante o tratamento.

O Projeto de Lei 2687/22 classifica o diabetes mellitus tipo 1 (autoimune) como deficiência para efeitos legais.

Quem toma remédio controlado tem direito à aposentadoria por depressão? Não é o remédio controlado que lhe garante o benefício, e nem a doença. É a incapacidade para o trabalho. Se o remédio lhe deixar incapaz para trabalhar: sim.

Diabetes mellitus tipo 2 é uma doença metabólica crônica caracterizada por valores elevados de glicose no sangue; a hiperglicemia. A doença se desenvolve pelo comprometimento progressivo da produção de insulina pelas células pancreáticas tipo beta e pela resistência a ação do hormônio em órgãos como fígado e músculo.

Trabalho, Emprego e Previdência

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique no botão “Novo Pedido”;
  3. Digite “benefício assistencial”;
  4. Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  5. Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Uma pessoa pode ser dispensada do emprego pelo fato de ter diabetes? Não, desde que essa despedida não tenha outro fundamento. Ou seja, caso o portador de diabetes pratique algum ato que justifique seu desligamento, poderá ser dispensado normalmente.

CID E11: o que significa? A CID E11 – Diabetes Mellitus Não-insulino-dependente também é chamada Diabetes tipo II. Nela, a resistência à insulina eleva a glicemia.

Então, ele se destina a duas categorias de pessoas: idosos a partir de 65 anos que não têm meios para garantir seu próprio sustento e também para pessoas com deficiência de qualquer idade que estejam na mesma situação.

Não têm direito ao Auxílio Emergencial as pessoas em situação de rua que já recebem algum benefício assistencial ou previdenciário, como aposentadoria, BPC, seguro desemprego e auxílio doença. Exceção: os beneficiários do Programa Bolsa Família têm direito de receber o Auxílio.

7.713/88, que regula a isenção do Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves, não prevê a Diabetes como uma doença grave ensejadora da isenção.

Ocorre que na tapioca, parte do amido está na forma de amido resistente, que funciona como uma fibra e que não é digerida e, desse modo, não libera moléculas de glicose. Portanto, a pessoa com diabetes pode fazer uso da tapioca em sua alimentação, mas de maneira moderada.

Se você nunca recolheu contribuições para previdência social, você não terá direito a concessão do benefício de aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença. Mas há possibilidade de que você tenha direito à concessão de um benefício de prestação continuada da assistência social (LOAS).

Como consultar a situação do meu benefício INSS
Para consulta das informações na Central de Atendimento CAIXA ao Cidadão, o beneficiário deverá ter em mãos o número do seu benefício, CPF e data de nascimento para digitação durante o atendimento.