Quem tem diabetes pode usar o Zero-cal?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Zero-Cal Sacarina é o adoçante mais tradicional da marca, permitindo o adoçamento sem calorias e com um ótimo custo benefício. Sendo a substância mais antiga a ser descoberta, é seguro e que pode ser consumido por diabéticos.

Diabéticos podem consumir sucralose com moderação
Assim como a maioria dos adoçantes e alimentos, a sucralose pode ser consumida por diabéticos, desde que em quantidades adequadas e que não atrapalhem o controle da doença.

“Adoçantes artificiais alteram as bactérias intestinais, o que pode levar ao ganho de peso e ao risco de diabetes tipo 2”, diz Clifton. Nos últimos 20 anos, o número de crianças que bebem bebidas dietéticas triplicou e número de adultos aumentou 54%.

O adoçante Zero-Cal é indicado para quem está realizando dietas livres de açúcares, deixa as bebidas saborosas sem acrescentar calorias.

Apesar das divergências encontradas sobre a segurança sanitária dos edulcorantes da "primeira geração" (sacarina, ciclamato e aspartame), a maioria dos estudos que investigou a segurança desses produtos para o consumo humano não encontrou evidência que sustente a hipótese de que apresentem risco à saúde.

Sucralose: é extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo nosso organismo. O seu sabor é bem parecido com o do açúcar, não contém calorias, não altera a glicemia e, portanto, seu uso é indicado para diabéticos.

Adoçantes são uma ótima alternativa para quem tem diabetes porque eles podem ser um substituto do açúcar em diversas ocasiões: nas refeições ao longo do dia, na sobremesa, ao adoçar bebidas como sucos, drinks, chás e até mesmo no preparo de receitas, como bolos por exemplo (alguns adoçantes podem ir ao fogo).

Zero-Cal Sucralose é um adoçante líquido derivado da cana-de-açúcar, livre de calorias e glúten. Possui sabor muito próximo ao do açúcar e pode ser utilizado em bebidas a qualquer temperatura, sem perder seu poder adoçante. É ideal para adoçar bebidas e receitas.

Benefícios de Zero-Cal Sucralose

  • Sucralose de origem natural.
  • Zero calorias.
  • Doce como o açúcar.
  • Não deixa gosto residual na boca.
  • Mesmo em altas temperaturas mantém seu poder adoçante.

A Sulcralose pode ser 600 vezes mais doce que o açúcar e dependendo da marca pode conter de 0 a 5 calorias, enquanto a Stévia pode ter a sua potência doce de 100 a 400 vezes maior que o açúcar e possui zero calorias.

Alguns adoçantes são piores para sua saúde do que o açúcar em si. Se precisar usar um adoçante opte por estévia ou Luo Han Guo (adoçante usado na medicina tradicional chinesa, extraído da fruta do monje). Piores adoçantes: aspartame, frutose, agave, acesulfame de potássio, alitame, ciclamato, sucralose.

Os piores adoçantes incluem adoçantes artificiais como sucralose, sacarina e aspartame, xarope de milho com alto teor de frutose, agave e xarope de arroz integral. É melhor evitar esses adoçantes, se possível.

ADOÇANTE ZERO CAL CICLAMATO E SACARINA SÓDICA GOTAS
Adoça alimentos e bebidas, substituindo o açúcar. Cada gota contém 0,02 kcal. Cada 4 gotas equivalem ao poder adoçante de 1 colher (de chá) de açúcar.

0,06 kcal

Cada 5 gotas contém 0,06 kcal e equivale ao poder adoçante de 1 colher (de chá) de açúcar. Zero-Cal Sucralose é derivado da cana-de-açúcar e por isso tem o sabor doce como o do açúcar sem caloria.

Pessoas com hipertensão arterial, que precisam controlar o consumo de sódio, devem utilizar com cuidado adoçantes como o ciclamato ou a sacarina, que possuem altos níveis deste mineral em sua composição.

Ingestão diária aceitável: 40mg/Kg/dia, ou seja, 10 gotas por Kg de peso ou 100 copos de refrigerante zero/dia para uma pessoa de 70Kg.

Água, sorbitol, edulcorantes: ciclamato de sódio e sacarina sódica e conservadores: ácido benzóico e metilparabeno.
...

ITEMQTDE. POR PORÇÃOVALORES DIÁRIOS
Valor energético0.01 kcal0

O Adoçante Zero Cal Aspartame é ideal para substituir o açúcar em suas bebidas e preparos. Ele é mais doce que o açúcar: em sua versão líquida, apenas 5 gotas de adoçante equivalem a 1 colher de chá de açúcar.

As frutas, por exemplo, podem continuar na dieta. Ou seja, um diabético pode comer banana, como afirma o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior. “Não há proibição do consumo de bananas. O diabético deve seguir uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista”, explica o especialista.

Na verdade, o diabético pode comer pão porque existem muitas opções saudáveis. Pães integrais como os de trigo integral, de centeio, os pães germinados e as variedades orgânicas de grão integral são ricas em vitaminas, minerais, fibras e proteínas.

Continuar lendo Porque não usar cal?