Quem tem diabetes pode tomar dipirona?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Os anti-inflamatórios devem ser usados com cuidado e somente sob orientação médica, em pessoas com diabetes e insuficiência renal. Devem ser evitados, sempre que possível.

A Dipirona Sódica é contraindicada a pacientes que apresentem hipersensibilidade aos derivados pirazolônicos (dipirona sódica, isopropilamino fenazona, propifenazona, fenazona ou fenilbutazona) ou para pacientes com certas doenças metabólicas, como porfiria hepática ou deficiência congênita da glicose-6-fosfato ...

- Dor: a dor pode ser controlada com analgésicos simples (acetaminofeno, dipirona) e AINES (nimesulida, ibuprofeno, diclofenaco).

Os glicocorticoides, como prednisona, prednisolona, dexametasona, beclometasona e hidrocortisona, são utilizados na prática clínica como anti-inflamatórios e imunossupressores. Estes medicamentos são os mais frequentemente associados com o desenvolvimento de hiperglicemia e diabetes mellitus.

Tomar Ibuprofeno Aumenta o Risco de Insuficiência Cardíaca em Pessoas com Diabetes Tipo 2. O uso a curto prazo de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno, está associado a internações por insuficiência cardíaca em pacientes com diabetes tipo 2.

Medicamentos. O açúcar no sangue aumenta à medida que seu corpo trabalha para combater uma doença. Alguns medicamentos, como antibióticos, descongestionantes que contêm pseudoefedrina ou fenilefrina, corticosteróides (como a prednisona), diuréticos e antidrepessivos também podem elevar a taxa de glicose do sangue.

Medicamentos Similares Com Dipirona Via Oral

  • Enxak 451mg Cazi 12 Comprimidos. 6% OFF. R$ 20,68 R$ 19,59. 264679.
  • Dipimed 500mg Medquimica 10 Comprimidos.
  • Miorrelax 20 comprimidos.
  • Migranette 30mg Legrand Drágeas.
  • Mionevrix 20 Comprimidos.
  • paracetamol. Tylenol.
  • nimesulida. Arflex, nisulid.
  • meloxicam. Melocox, bioflac.

Ao contrário da dipirona, o paracetamol não atua como anti-inflamatório, sendo utilizado exclusivamente para o controle da dor e para a redução da febre. A metabolização dessa substância é feita pelo fígado e a excreção do fármaco também ocorre por via renal.

CONCLUSÃO: A eficácia analgésica da dipirona foi superior à do paracetamol.

Quais são as contraindicações
Crianças menores de 3 meses de vida e com peso abaixo de cinco quilos não devem tomar dipirona pelo efeito na pressão arterial. Além disso, o remédio não é indicado para gestantes no primeiro trimestre de gravidez, devido ao risco de malformação do feto.

Dipirona e paracetamol não são a mesma coisa ainda que sirvam para tratar a dor e a febre. A diferença é que apenas a dipirona age como antiinflamatório.

Um relaxante muscular chamado dantrolene poderá ser um tratamento para uma forma rara de diabetes, a síndrome de Wolfram.

Atenção: Este medicamento contém açúcar (sacarose), portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes. Interações medicamentosas: Nimesulida não deve ser usado em conjunto com drogas que potencialmente causem danos ao fígado.

Massagem nas pernas
A massagem também é uma boa alternativa para aliviar as dores e ativar a circulação. Pode ser autoaplicada pelo próprio paciente, por alguém conhecido ou diretamente com um massagista.