Quem tem diabetes pode tomar babosa?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

A babosa é uma planta medicinal com propriedades bastante poderosas, se apresentando como uma excelente alternativa para o controle de diabetes.

Pode-se notar que grande maioria dos estudos indicaram as mais diversas doses de Aloe vera para os efeitos hipoglicêmicos no tratamento da DM, principalmente naqueles em que a hiperglicemia está atrelada à obesidade.

Ajuda a manter o coração saudável: alguns estudos recentes apontam que o suco de babosa pode ajudar a aumentar a circulação, reduzir o colesterol, as triglicérides e os níveis de lipídios da gordura no sangue. Também pode oferecer alívio de tensões, ajudando a reduzir a pressão arterial e a manter o coração saudável.

A babosa tem função anestésica, anti-inflamatória e cicatrizante, uma compressa de aloe vera pode aliviar dores musculares, dores ósseas, enxaqueca, artrite e reumatismo.

De acordo com o parecer técnico da agência, a planta não apresenta evidências científicas que comprovem a segurança da ingestão de babosa e há relatos de reações adversas, inclusive em Alagoas. O uso tópico, em cosméticos e aplicações externas, é liberado.

A babosa pode provocar reação alérgica em algumas pessoas e deve ser consumida moderadamente e, se consumida em excesso, a aloína pode irritar a mucosa intestinal causar muitos desconfortos.

O segredo é bater duas colheres (sopa) do gel (1 folha de babosa) com pelo menos 500 ml de água gelada. Se forem 4 colheres (geralmente 2 folhas de babosa), bata com 1 litro de água e por aí vai.

Lave bem a folha de babosa, faça cortes longitudinais com a faca e extraia o gel. Misture esse gel com água e leve para ferver. Quando ferver, desligue, adicione o limão e tampe. Deixe descansar por alguns minutos.

O medicamento feito com óleo da erva baleeira se mostrou eficaz na cicatrização de feridas de portadores da diabetes – doença que gera altos índices de amputações de membros no país.

Estar com a glicose superior a 200 mg/dL, mesmo que após a refeição, é perigoso e pode indicar que o paciente está com diabetes, sendo necessária a repetição do exame outro dia para ter a confirmação.

Uma fruta (por exemplo: meio mamão-papaia, melão, morangos ou banana) com aveia em flocos, farinha de linhaça ou chia e iogurte natural sem açúcar. Combinação da proteína do iogurte, fibras da aveia, linhaça e chia. Carboidratos e fibras das frutas. Omelete com sementes (como linhaça, chia ou quinoa) e uma fruta.

Contraindicações. Não há contraindicações sobre o uso externo da babosa e qualquer pessoa pode utilizá-la, inclusive crianças, só há problemas em casos de alergia, o que também é muito raro.

Qual a babosa venenosa? Importante: se você se pergunta qual a babosa venenosa, saiba que nenhuma das espécie de Aloe apresenta perigo, entretanto, existem espécie similares de plantas que podem ser confundidas e acabarem por causar algum mal.

Cuidados no consumo do suco de babosa
Apesar dos benefícios, o suco deve ser consumido com cuidado e sem exagero. A razão para isso é que a bebida contém antraquinonas, que são compostos tóxicos com efeito laxante e que podem causar irritação no intestino.

O consumo de Aloe vera não traz benefícios para o fígado e pode até te prejudicar. Não há pesquisas mostrando algum ganho e também não há definição dos níveis seguros para o uso. O melhor é não arriscar.

A aloe vera, muito conhecida como babosa, tem efeitos comprovados para gastrite, diabetes,infecções e até para o câncer. Porém, ela apresenta toxicidade importante em doses moderadas e pelo uso prolongado e interno, claro.

Por ser um medicamento natural, não deve ser utilizado para sempre. Tome até se sentir melhor, ou seja, de 3 a 6 meses em qualquer bebida de sua preferência. Contraindicação: o gel em si não possui ressalvas, apenas evite a aloina. Atenção: não tome a forma inteira no mesmo dia, pois pode ocasionar o efeito contrário.

Informe Técnico publicado nesta quinta-feira (17/11) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta que alimentos e sucos à base de aloe vera não devem ser consumidos pela população. Isso porque não há comprovação de segurança de uso desses alimentos.